Jornal Nova Geração

ESTRELA

Dia D da vacinação ocorre neste sábado

Campanhas se estendem até 9 de setembro

Campanhas se estendem até 9 de setembro (Foto: Divulgação)

O Dia D para a vacinação contra a poliomielite e multivacinação será neste sábado, 20. A ação ficará concentrado nos postos Central e do Bairro Boa União, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. As duas campanhas se estendem até 9 de setembro.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é exclusiva a menores de 5 anos. Mesmo obrigatória a todos, registrou pouca procura por parte dos familiares responsáveis nestes primeiros dias. Já a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Cadernetas de Vacinação é voltada aos menores de 15 anos. Busca deixar em dia a imunização contra outras possíveis doenças, como HPV, Meningo ACWY (meningite), Febre Amarela e antitetânica (tétano).

Expectativa

De acordo com a coordenadora do departamento de vacinação, Ana Carolina Pádua Lopes, a expectativa para o Dia D é sempre positiva. “Sabemos que a maioria das pessoas costuma deixar para buscar o serviço nos últimos dias. Ainda assim esperávamos números melhores para estes primeiros dias. Por isso cresce a importância e nossa expectativa para a ação. Por ocorrer em um sábado e em horários estendidos acreditamos que teremos uma grande procura”, revela.

Onde e quando?

A vacinação para as duas campanhas pode ser realizada todos os dias nos mesmos locais, mas em distintos horários: na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Boa União, das 10 às 16h; e na UBS Central, das 8h às 16h. Mais informações pelo Whats 9127-9045 e pelo telefone 3981-1118.

Histórico da Pólio

Apesar de a doença ter sido erradicada no Brasil desde o início da década de 1990, caiu muito o índice da cobertura vacinal. Esta situação contribuiu na classificação do Brasil como País de alto risco para a poliomielite segundo o relatório de 2021 da Comissão Regional de Certificação (CRC).

Os resultados mostram que o país apresenta aproximadamente 84% dos municípios classificados como de “alto risco” e “muito alto risco” para pólio, o que faz com que se aumente o perigo da reintrodução da doença.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: