Jornal Nova Geração

EDUCAÇÃO

Apae Estrela funda a 1ª Cooperativa Escolar Especial do país

Colaboração entre Apae e Sicredi desenvolve aspectos financeiros e administrativos para inserção no mercado de trabalho

Presidente da entidade, José Jair Wermann, e a diretora Rose Tolio (Foto: Luísa Huber)

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Estrela fundou a 1ª Cooperativa Escolar Especial do país. A iniciativa tem parceria da Sicredi Ouro Branco, que já fundou nove cooperativas escolares em Estrela, e 27 na sua área de atuação. A Cooperativa Especial Cantinho do Sorriso (Coopeecs) esteve em fase de elaboração durante 2 anos, e foi fundada em 18 de agosto — dia do aniversário de 55 anos da Apae Estrela.

Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, o presidente da entidade, José Jair Wermann, e a diretora Rose Tolio, explicam que o objetivo é desenvolver o protagonismo e a liderança dos alunos. “O principal é trabalhar a questão financeira e administrativa em grupo. É mostrar para a comunidade o potencial dos alunos da Apae.” Trabalhar estas questões incentiva o desenvolvimento e a inserção no mercado de trabalho.

Hoje, a Apae possui 30 profissionais e cerca de 700 pessoas circulam por mês na instituição. A entidade mantém a Escola de Educação Especial Cantinho do Sorriso, que oferece ensino fundamental e educação de jovens e adultos, com turmas de 1° ao 5° ano, bem como presta cerca de 1,1 mil atendimentos clínicos credenciados pelo SUS e assistência às famílias. São atendidos os municípios de Imigrantes, Colinas, Bom Retiro do Sul e Estrela.

Ouça a entrevista na íntegra

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: