O encontro dos vereadores nesta semana ocorreu na segunda-feira, 19, no CTG Pousada dos Tropeiros, em alusão à Semana Farroupilha. A sessão não teve propostas em votação, no entanto dois projetos de lei do Executivo foram entregues ao Legislativo. A suplente Graziela de Quadros (Republicanos) assumiu a vaga de Paulo Délcio de Souza, que se afasta para tratar de assuntos particulares.
O principal destaque foi a discussão sobre um dos maiores potenciais empregatícios do município. A vereadora Cristina da Rosa (PDT), ao defender a busca por condições melhores de trabalho e oportunidades fora da indústria calçadista, motivou a resposta do colega de partido Leo Mota. “Hoje nós pensamos em ter outras oportunidades, mas se não fosse o calçado, Fazenda Vilanova seria o caos”, afirmou.
Na sequência, na manifestação do parlamentar João Fernandes (PP), Cristina explicou. “Eu não sou contra o calçado, por isso ressaltei que sou costureira. Precisamos sim do calçado.” O progressista acrescentou que o debate sobre os caminhos a seguir pelo município é fundamental. “Fazenda Vilanova está começando a despertar para o que está acontecendo na sociedade vilanovense.”
Atendimentos veterinários
Fernandes ainda fez uma indicação de mudança na legislação que prevê atendimentos de médicos veterinários para bovinos e suínos, para acréscimo de ovinos, caprinos e equinos. Na justificativa, ele argumentou que as criações dessas espécies tem colocado o município em destaque, com geração de renda e premiações de duas cabanhas na Expointer 2022.
Quarta mulher na câmara
Com o pedido de licença do vereador Paulo Délcio de Oliveira (Republicanos), a suplente Graziela de Quadros participou pela primeira vez das sessões do Legislativo. Ela se torna a quarta mulher entre os parlamentares e faz com que Fazenda Vilanova tenha a maior representação feminina entre as câmaras da microrregião.
Votação do orçamento adiada
A lei de diretrizes orçamentárias (LDO), que deu entrada na câmara no dia 30 de agosto, novamente ficou baixada para as comissões. O orçamento previsto para 2023 é de R$ 32 milhões e deverá ser votado até a próxima sessão, no dia 26. Outro projeto que deverá entrar em pauta na semana que vem é o Plano Municipal de Turismo, que foi detalhado na tribuna pela secretária-adjunta da Administração, Neusa Fell.
Legislativo mirim
Na próxima terça-feira, 27, ocorre a primeira sessão com os vereadores juniores, escolhidos no mês de agosto. Os nove jovens parlamentares e os três suplentes são alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Edgar da Rosa Cardoso e Santana. No encontro, será eleita a mesa diretora do legislativo mirim de Fazenda Vilanova.