Como surgiu a Nexsul?
Vagner Felipe Becker – A empresa surgiu há 10 anos, de uma necessidade. Eu sempre gostei de jogar online e me sentia muito frustrado com as operadoras que atendiam na época. Então pensei em uma forma de melhorar essa situação. Eu sou programador de sistemas e o meu sócio tem uma vasta experiência em TI (Tecnologia da Informação), e percebemos que esse problema que eu enfrentava na época, não era só meu, mas sim de várias pessoas que hoje são nossos clientes. Juntamos nossos conhecimentos com o objetivo de solucionar essa adversidade e estamos atuando até hoje. A primeira sede foi em Lajeado, mas a maioria dos atendimentos sempre foi em Estrela. Como precisávamos de um espaço maior e a demanda subiu bastante, nos mudamos para cá. Atendemos 99% do território de Estrela e somos a única empresa que presta serviços em 100% do interior. Nosso trabalho também chega a mais quatro municípios que são Teutônia, Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova e Colinas.
Qual o diferencial da empresa?
Vagner Felipe Becker – Hoje somos fortes no interior porque eu vim do interior. Conheço as reivindicações dos moradores, assim como vivenciei isso. O acesso à tecnologia sempre foi difícil, principalmente há 10 anos. Era complicado possuir um computador bom, uma banda larga boa, um telefone bom e com boa conectividade. Não tinha. As empresas maiores não tinham interesse em investir no interior, porque tinha pouco retorno. São muitos quilômetros de cabo para atender as residências. Ou seja, a capacidade de atendimento por quilômetro na cidade é muito maior do que em áreas mais retiradas. Com a capacidade de rede que temos implantada em Estrela, conseguimos atender Lajeado inteira, porque o interior daqui é enorme. É gratificante levar essa igualdade de um serviço bom. Quebramos esse paradigma de cobrar mais caro por ser interior. Vemos os moradores usando a tecnologia no agro com a automação e isso auxilia na expansão do setor.
Quais são os maiores desafios da Nexsul?
Vagner Felipe Becker – Estamos sempre acompanhando a tecnologia e buscando inovar, porque o setor está sempre em evolução e mudando. Nosso maior desafio hoje é manter a rede funcionando em sua totalidade. Temos problemas que fogem do nosso alcance, como os temporais, postes podres que caem e a concessionária que danifica nossos cabos, árvores caindo sobre a rede. Por isso, temos um plantão de 24 horas para atender essas demandas. As empresas se instalaram no interior porque fornecemos essa possibilidade de conexão e atendimento. Antes existia uma necessidade de estar na região central e isso mudou.
Como é empreender em Estrela?
Vagner Felipe Becker – É muito bom porque estamos em um local estratégico, que é a RSC-453. Também é muito mais fácil o acesso para abrir uma empresa aqui, tanto na parte fiscal, quanto em alvarás. A comunicação aqui é mais eficiente. Temos a maioria dos nossos clientes aqui também.