Como você entrou no ramo cervejeiro?
Márcio Braun – Já fazem 10 anos que iniciei como cervejeiro caseiro. O interesse surgiu após uma viagem à Europa , onde pude apreciar muitas cervejas diferentes. Após o retorno, convenci um amigo, Michael Dresch – mestre cervejeiro – a ensinar como fazer. Meu pai foi funcionário da antiga Cervejaria Polar e sempre tive interesse em entender melhor como tudo funcionava. Desde lá nunca parei de produzir. Sempre pesquisando livros, histórias sobre os estilos de cerveja, suas origens e peculiaridades, que fazem os estilos se diferenciarem.
Como é estar à frente da associação cervejeira de Estrela?
Márcio Braun – Estou de uma certa forma à frente desde o início, já que sou um dos fundadores. Nesse período de associação, já fui presidente duas vezes e vice-presidente. Não é fácil, requer dedicação e envolvimento para que tudo ande, tanto a parte associativa, quanto os trabalhos que a associação acabou pegando gosto em fazer, como promoções e festivais. Mas sempre com apoio dos associados.
Quais são os principais desafios de estar nesse ramo?
Márcio Braun – Assim como em todas profissões, você precisa estar sempre em busca de conhecimento, livros, técnicas e também entender como os consumidores estão se comportando em relação às cervejas. Há dois meses estive no Paraná, no Congresso Técnico Internacional de Cerveja, buscando mais conhecimento e trocando ideias com cervejeiros de todos o Brasil.
O que alguém que quer seguir neste ramo precisa ter?
Márcio Braun – Muito estudo e muitas “horas panela”, como fiz.
Quais são as novidades e os planos para a Acerva?
Márcio Braun – Para 2023, planejamos organizar um seminário técnico sobre a cerveja. E também temos os eventos habituais como o St Patricks em março, Festival de Inverno em agosto e a OktoberPlatz, que ocorre neste sábado.
Por que Estrela é considerada um polo cervejeiro?
Márcio Braun – O referencial da antiga Cervejaria Polar ainda é muito presente. Acredito que os eventos da Acerva Estrela retomaram esse espírito cervejeiro. Porém não só em Estrela, e sim em todo Vale do Taquari. Temos um grande impulsionamento de cervejas artesanais.