A “Semana do Lixo Zero” em Estrela realiza uma série de iniciativas presenciais e práticas para sensibilizar a sociedade sobre a cada vez maior geração de resíduos sólidos. De 23 a 29 de outubro, atividades pretendem tornar tema central mais forte entre a comunidade e buscar a efetiva conscientização.
Segundo o engenheiro ambiental e coordenador da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, Cleberton Bianchini, a proposta traz à tona temáticas como “separar o lixo seco do orgânico”, “descartar eletrônicos em locais próprios” e “incentivar a reciclagem”.
Os assuntos são de conhecimento da população, mas é preciso abordar, pois nem sempre são considerados na prática. Bianchini participou de entrevista no programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, onde detalhou a atuação da Sala Verde e a programação da “Semana Lixo Zero” (ouça abaixo).
Em Estrela, a Sala Verde está ligada ao Departamento de Meio Ambiente Municipal, pertencente à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade do Governo de Estrela. Já o Lixo Zero Vale do Taquari é uma representação regional do Instituto Lixo Zero Brasil.
Ouça a entrevista na íntegra