Um dos principais personagens no meio religioso do município foi homenageado pelos vereadores na sessão da terça-feira, 18. O padre Marcos Leandro de Oliveira, conhecido como Marquinhos, agora é considerado cidadão bom-retirense. Além do título concedido, foi aprovado um projeto de incentivo à empresa Sistemilk.
Novamente as questões de infraestrutura estiveram na tribuna. O vereador João Batista Ferreira (PSB) destacou a situação da ERS-128, que aguarda pela retomada nas obras de recuperação, e é objeto de um inquérito civil instaurado pelo Ministério Público. “O MP demorou a tomar uma atitude e se posicionar”, afirmou.
O assunto gerou troca de farpas entre os parlamentares Astor José Ely (PTB) e João Pedro Pazuch (PSB). Enquanto o primeiro lembrou que o governo do RS liberou R$ 1,8 milhão para a rodovia e pediu maior cobrança da população, o segundo destacou que o Piratini não cobrou os responsáveis como deveria e fez menção à filiação partidária do atual governador, Ranolfo Vieira Júnior, que seria correligionário de Ely – no entanto o chefe de estado é vinculado ao PSDB desde 2021.
Incentivo à empreendimento
A Sistemilk recebeu incentivo financeiro para a compra de uma área de terras de 30 mil m² e se comprometeu a instalar o empreendimento e iniciar as atividades no prazo de um ano, a partir da aquisição do imóvel, que ocorreu em setembro de 2021. Devido a atrasos nos financiamentos solicitados, a empresa pediu a prorrogação do prazo para começar os trabalhos de forma definitiva.
De acordo com a justificativa do governo, a empresa mantém as atividades, postos de trabalho e faturamento, e segue como uma das principais arrecadadoras do município. Os vereadores aprovaram a prorrogação do prazo para implementação até o início de outubro de 2023.