O projeto de lei que estabelece o Plano Municipal de Turismo segue em análise pelo Legislativo. Na sessão da câmara dessa quarta-feira, 16, os vereadores optaram por protelar a votação da matéria. A tendência é que a proposta esteja em pauta na próxima sessão, no dia 21. O único projeto votado autoriza o município a conceder incentivo em horas-máquina para a empresa Concretar Estruturas Pré-Moldadas.
O plano tem 39 ações estabelecidas e define as diretrizes que o município deve seguir para o desenvolvimento do turismo. Estas estão distribuídas em oito eixos de atuação e começaram a ser formatadas ainda em 2021. Como cerca de 80% da arrecadação de Fazenda Vilanova é proveniente do setor primário, há o objetivo de investir em turismo rural.
Críticas ao orçamento
João Fernandes (PP) se disse “impressionado de forma negativa” com a forma como o orçamento do município é preparado. Ele criticou as suplementações e afirmou que isso ocorre porque “não tem planejamento”. O progressista ressaltou que foi retirada verba para um projeto de construção e reforma de casas populares para suprir folha de pagamento. “Se não dá para fazer, não põe, mas não engana ninguém com essa peça orçamentária frágil, como é feita a nossa”, concluiu.
Construção de calçadas
Uma indicação do vereador Leo Mota (PDT), para que o governo providencie calçamento em ruas pavimentadas. “Algumas partes nas ruas antigas não tem o passeio construído”, justificou. Paulo Délcio de Souza (Republicanos) acrescentou que essas melhorias poderiam atender à acessibilidade.
Vereadores mirins
A sessão da “Câmara Juniors” ocorreu na quinta-feira. Os nove vereadores e três suplentes haviam tomado posse no fim de agosto. Formam o parlamento alunos do 6º ao 9º anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Edgar da Rosa Cardoso e Santana.