Prefeitos e secretários de Saúde do Vale do Taquari reuniram-se com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergamann. A pauta foi a busca pela contratualização de serviços oferecidos pelo Hospital Ouro Branco (HOB), de Teutônia. O encontro ocorreu na última quinta-feira, 17, em Porto Alegre. Representaram a microrregião os prefeitos Sandro Hermann, de Colinas, e Amarildo Luís da Silva, de Fazenda Vilanova.
Representantes da casa de saúde presentes à reunião também reivindicaram recursos do Programa Avançar na Saúde. O objetivo e a execução do projeto de reforma da emergência e nova portaria de acesso principal do HOB.
A secretária Arita, que estava acompanhada dos chefes da Regulação Estadual, Dr. Eduardo Elsade, e do Departamento de Assistência Hospitalar, Lisiane Fagundes, além de equipe técnica da SES, confirmou que o investimento no hospital será priorizado nos próximos investimentos do Estado, em 2023.
Já quanto ao atendimento às especialidades oferecidas pela casa de saúde, a secretária ponderou que depende do remanejo de recursos dos hospitais que não estão cumprindo as metas. Não há recursos para novos contratos, mas pode ocorrer a troca de referência de serviços que não atendem a demanda de forma satisfatória.
A reunião contou também com a presença dos prefeitos de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, bem como a vice Aline Rohrig Kohl; de Poço das Antas, Vânia Brackmann; de Paverama, Fabiano Merence Brandão; e de Westfália, Joacir Antônio Docena.
Os secretários de Saúde dos seis municípios também estiveram presentes, assim como uma comitiva do HOB, liderada pelo presidente da Associação Beneficente Ouro Branco – ABOB, Marco Aurélio Weber.