A reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócio (Cacis) teve a participação da secretária adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp. O tema do encontro foi “os desafios de avançar na inovação” e onde está o RS no contexto nacional.
Simone iniciou com uma menção ao Estrelas do Conhecimento e valorizou o evento, que ocorreu em agosto, no Porto de Estrela, como um início de formação dos jovens. “É nas escolas que precisamos despertar o interesse pela área de ciência, tecnologia e inovação”, ressaltou. Ela também destacou o fato do RS ficar pelo segundo ano consecutivo na liderança do ranking nacional de inovação e falou sobre a necessidade do estado aumentar a competitividade perante outros locais do país.
A gestora citou que o RS é o estado que mais forma profissionais em nível superior. “Nós somos um estado inovador, temos uma qualidade muito grande de empreendimentos inovadores, com hubs de inovação e parques tecnológicos, que tem impulsionado essa movimentação.” Simone acrescentou que foram investidos R$ 112,3 milhões em inovação em 2022.
Ela ainda exemplificou iniciativas como o Inova RS, programas desenvolvidos no estado, ao citar o Pacto Alegre, Instituto Hélice e o Pro_Move Lajeado, além de eventos como o South Summit e o RS Innovation Agro. “Diferentes cidades tem trabalhado isso de formas distintas. Isso vai refletir no futuro das pessoas que passam por esses eventos”, acrescentou.