A noite da quarta-feira, 30, marcou a primeira experiência de um grupo de 15 adolescentes com a rotina de uma câmara de vereadores. A formação do Legislativo Mirim voltou a ocorrer após quatro anos, com a participação de alunos do 6º ao 9º ano de escolas das redes pública e privada do município.
Além das indicações e propostas, os jovens parlamentares usaram o espaço da tribuna para apresentar um pouco do trabalho das escolas junto às comunidades. Os vereadores mirins puderam utilizar toda a estrutura dos adultos, como votação eletrônica, transmissão nas redes sociais e espaço na tribuna.
Dos 15 participantes, foram 13 meninas e dois meninos – houve uma alteração, com a troca do representante da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bonifácio. Pais e professores lotaram as dependências da câmara para acompanhar a sessão.
Para viabilizar o atendimento das propostas, foram reservados R$ 5 mil por escola. Os vereadores das escolas municipais puderam fazer projetos para ações dentro da instituição, enquanto as estaduais e privadas precisam definir iniciativas para o entorno, em áreas públicas.