Compreender o que a comunidade entende como cultura e propor ações para desenvolver o setor. Com base neste objetivo, a Secretaria de Educação e Cultura (Smec) e a Associação Cultural promovem uma pesquisa aberta à população de Bom Retiro do Sul. Os resultados da consulta serão apresentados em Fórum Municipal para estabelecer metas e estratégias de adequação das atividades culturais.
A iniciativa surgiu por parte da Associação Cultural da cidade, composta por pessoas que atuam no coral, orquestra, dança, artesanato, CTG, entre outros segmentos. De acordo com a coordenadora do setor de Patrimônio Histórico, Clarisse Gravina Dorensbach, a intenção é escutar também as propostas do público jovem como forma de aproximá-los destas atividades.
“Precisamos saber o que é cultura para eles, do que eles gostam de participar e no que gostariam de ver mais investimentos e atrativos. Desta forma, os grupos podem direcionar os trabalhos de acordo com as demandas da sociedade, sem perder a essência da arte e da cultura. Esse feedback é importante para que possamos remodelar”, explica Clarisse.

pelo QR code
A pesquisa aborda questões como frequência em eventos e locais culturais, em qual segmento a administração municipal deveria investir mais, bem como espaço para opiniões e sugestões sobre o trabalho já executado. A consulta também vai ao encontro da Lei Paulo Gustavo, que dispõe sobre investimentos no setor. Para receber os recursos, o município deve desenvolver ações emergenciais por meio de editais, chamamentos públicos e seleções simplificadas.
Apresentação dos dados
O Fórum Municipal de Cultura, com data ainda a ser definida, será o espaço para divulgação dos resultados obtidos. Na ocasião, serão apresentados dados por faixa etária, eventos, segmentos culturais, bem como serão discutidas sugestões e propostas apresentadas. O evento contará com a participação da comunidade.
“Esses dados serão analisados pelas pessoas que estão envolvidas nessa área. Essa pesquisa é importante porque queremos fortalecer a cultura no município e tornar uma referência. Já temos eventos que vêm pessoas de todos os estados, como Natal nas Águas e Dança Bom Retiro”, afirma Clarisse.
A consulta ocorre até 9 de dezembro e não é necessário se identificar para responder. O link está disponível nas páginas oficiais da prefeitura e do Espaço Mais Cultura.