O prêmio Destaques Esportivos de 2022 foi entregue na noite desta terça-feira, 20, em cerimônia no Parque Princesa do Vale. A homenagem visa reconhecer aqueles que se destacaram nos campos, quadras, ruas, pistas e bastidores do esporte teve este ano como tema o futebol amador, cuja disputa do Campeonato Municipal foi retomada na atual temporada após dez anos de ausência.
A iniciativa é da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), que premiou oito atletas e dirigentes e realizou homenagem a José Itamar Horn, o “Bitti”, ex-funcionário público e incentivador do esporte.
O troféu, criado em 2013, visa apresentar e destacar projetos de incentivo e fomento ao esporte que são desenvolvidos no município. A entrega dos troféus ocorreu depois da apresentação da Orquestra Jovem de Estrela, e antes do espetáculo Uma Estrela a Brilhar.
Foram oito os homenageados, um por cada um dos clubes participantes. São eles:
- Dione Luis de Oliveira (Atlético Estrelense);
- Elton José Steffens (Aimoré);
- Guilherme Artur Hauschild (Geraldense);
- Humberto Canigia Hering (Gaviões do BI);
- João Leonardo Prade (Costão B);
- Luis Gustavo Dresch (Costão A);
- Tiago Augusto Lehnen (Alto da Bronze);
- Vanderlei Luis Gregory (Delfinense).
O vice-prefeito João Carlos Schäfer disse aos presentes. “Devemos a parabenizar a todos que estiveram envolvidos no nosso campeonato, aqui representados pelos homenageados, seja pela equipe da Setcel, que se empenhou muito para que o campeonato ocorresse de maneira tão positiva, sem esquecermos que esporte é saúde.”
“Amo Estrela”
No fim da cerimônia ocorreu homenagem especial a José Itamar Horn, o “Bitti”. Funcionário público municipal aposentado, foi secretário municipal do Esporte e Lazer em Estrela, na primeira administração do ex-prefeito Leonildo José Mariani, e de Günther Wagner, tendo fundado a Banda Municipal de Estrela.
Entre as várias iniciativas, está a Cidade de Natal do Bitti, que a partir de 1996 transformou o Parque Princesa do Vale em referência no Natal estrelense e regional. Seu último feito nesta área foi a reforma do Chafariz do Parque Princesa do Vale.
Convidado a falar ao público e a receber um presente, Bitti se emocionou. “Me chamam de louco às vezes. Me perguntam: você vai fazer isso de graça para a Prefeitura? Criticar, falar é fácil, difícil é fazer, e poucos fazem. Não faço para a prefeitura, ou porque gosto do prefeito, do vice, do secretário ou qualquer outro. Faço por Estrela e gosto. Podemos e devemos fazer mais. Garanto, o louco ainda está solto.”