Por meio das redes sociais, o governador diplomado, Eduardo Leite, confirmou o nome do responsável pela pasta de Parcerias e Concessões. Será o economista Pedro Capeluppi. Formado pela universidade de Brasília em 2006, assumiu como secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia.
Capeluppi é servidor de carreira na Secretaria de Tesouro, como auditor federal. Caberá a ele conduzir a rediscussão sobre o pacote dos pedágios. Esse foi um dos assuntos de mais embate entre a região e o governo estadual.
Tanto que a ideia é começar o plano do zero. Dois aspectos são fundamentais: a cobrança em praças físicas e o preço da tarifa. Pelo fato do sistema criar distorções e prejuízos entre as localidades. Como sugestão, aponta a necessidade de usar a tecnologia, pelo sistema de cobrança eletrônica por quilômetro rodado (free flow).
Currículo do novo secretário
Pedro Capeluppi, tem 39 anos, natural de Ituiutaba, em Minas Gerais. Formado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-graduação em Finanças, Investimentos e Banking pela PUC-RS.
- Funcionário de carreira da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) desde 2014;
- Foi secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura, Ministério do Planejamento no governo Michel Temer entre agosto e dezembro de 2018;
- Desde julho de 2022 exerce a Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados no Ministério da Economia;
- Entre 2019 e 2021, foi secretário adjunto de Desenvolvimento da Infraestrutura no Ministério da Economia;
- No ministério, os principais projetos dos quais participou foram o Marco Legal do Saneamento, a privatização da Eletrobras e a privatização do metrô de Belo Horizonte;
- É conselheiro de administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desde dezembro de 2020.
Demais nomes anunciados
Trabalho e Desenvolvimento Profissional – Gilmar Sossela
Sistemas Penal e Socioeducativo – Luiz Henrique Viana
Esporte e Lazer – Danrlei de Deus