Jornal Nova Geração

OPINIÃO

Indústria 4.0: “do vapor ao sensor”

"A substituição da supervisão manual executada pelo humano pelos métodos digitais aumenta a precisão e reduz erros no fornecimento das informações”

No geral, a Indústria 4.0 é uma tendência transformadora que tem o potencial de mudar radicalmente a maneira como as indústrias operam e interagem com clientes e partes interessadas.

A Indústria 4.0 está revolucionando a forma como as empresas fabricam, melhoram e distribuem seus produtos. Os fabricantes estão integrando novas tecnologias, incluindo Internet das Coisas (IoT), visão computacional, análise em nuvem com o apoio de algoritmos de inteligência artificial e aprendizado de máquina, em suas instalações de produção.

As fábricas inteligentes são equipadas com sensores e softwares embarcados que coletam, analisam dados, e por final fornecem informações precisas para apoiar os gestores na tomada de decisões assertivas com base em informações.

Essas tecnologias digitais levam o aumento da automação, manutenção preditiva, otimização de processos e, acima de tudo, um novo nível de eficiência e capacidade de resposta aos clientes que não era possível em um passado muito recente.

A substituição da supervisão manual executada pelo humano pelos métodos digitais aumenta a precisão e reduz erros no fornecimento das informações, e vou além, no meio digital os gestores identificam gargalos quando eles ocorrem.

Por exemplo, com um baixo investimento o time de controle de qualidade pode configurar um smartphone conectado à nuvem para monitorar remotamente os processos de fabricação de praticamente qualquer lugar. Ao aplicar algoritmos de aprendizado de máquina, os fabricantes podem detectar erros imediatamente.

“A indústria 4.0 é uma realidade e quem não surfar essa onda estará a alguns passos atrás da concorrência.”

Agradeço o espaço e a oportunidade de compartilhar conhecimento, curiosidades e boas práticas da indústria no ecossistema brasileiro.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: