Levar a diversidade da cultura do município para toda a população. Este é o objetivo do Projeto Teutônia Cultural, lançado na sexta-feira passada, 10, e que marca o maior investimento da história no segmento. A cerimônia apresentou à comunidade a nova formação do Conselho Municipal de Turismo e teve o anúncio da reformulação da Orquestra Jovem, agora chamada Orquestra Henrique Uebel.
O Teutônia Cultural surge da necessidade de impulsionar cada vez mais a juventude, a cultura, o esporte e o lazer na cidade. A iniciativa atende estudantes da rede escolar e moradores em geral. As oficinas são ministradas nas escolas, no contraturno do horário escolar, em algumas salas disponibilizadas pelas comunidades e outras locadas pelo município.
São 28 oficinas ofertadas à população, que pode participar de forma gratuita. As atividades estão abertas a todos os públicos, desde crianças até idosos. Algumas delas iniciaram a medida em que os editais para contratação dos professores foram concluídos. O único com processo em aberto é para a definição do instrutor de danças gauchescas.
A administração destinará pouco mais de R$ 600 mil, além da compra de instrumentos musicais. Com isso, a vocação cultural do município recebe uma valorização importante, na avaliação do prefeito Celso Forneck. “Foi um projeto muito bem estudado e elaborado. Cuidamos de todos os detalhes para que não tivesse nenhuma lacuna.”
Serão oficinais instrumentais, culturais e artísticas, para oferecer diversidade nas atividades. “Nós queríamos que todas as culturas estivessem presentes no projeto. Por isso a nossa preocupação em ampliar ele para que toda a população possa participar”, acrescenta o gestor.
Homenagem ao “Homem Orquestra”
A Orquestra Jovem do município passará por um processo de reestruturação. Sob a coordenação do maestro Lucas Grave, o grupo será preparado para apresentações em eventos públicos e privados,m além da participação em cursos e outras ações. No dia 7 de março foi aprovada uma lei que institui a orquestra e aprova a homenagem a Henrique Uebel, conhecido como “Homem Orquestra”.
Nascido em 1906 na Linha Schmidt, hoje pertencente a Westfália, Uebel desenvolveu a habilidade de tocar sete instrumentos ao mesmo tempo. Ele montou um aparelho com acordeon, bumbo, escaleta, flauta, gaita de boca, pistão e pratos.
Mudanças na estrutura
O Conselho Municipal de Cultura será reformulado e um grupo com 14 pessoas será responsável por pensar estratégias e políticas públicas voltadas à área cultural do município. Outra novidade foi a efetivação de Glaci Kunzler Dickel como secretária de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer.