Jornal Nova Geração

BAÚ DE MEMÓRIAS

O que significa celebrar os 150 anos da Paróquia Santo Antônio? 

A visão do Padre Gabriel Zucki Bagatini expressa o significado da efeméride

Nesta edição publicamos no “Baú de Memórias” um artigo sobre os 150 anos de Paróquia Santo Antônio de Estrela, na visão do Padre Gabriel Zucki Bagatini, que expressa todo significado da efeméride.

“Vão, portanto, e façam que todas as nações se tornem discípulas, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-as a observar tudo o que lhes ordenei”.

Eis que estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mt 28, 19-20) As palavras que Jesus disse aos 11 apóstolos inspiraram os primeiros cristãos a anunciarem o Evangelho, com suas vidas, para onde fossem, e assim, há muitos anos a Boa Nova de Cristo chegou a Estrela/RS.

A criação de uma paróquia em Estrela trouxe uma melhor organização da evangelização nessas terras, permitindo que os cristãos leigos e leigas passassem a conviver com padres e religiosas aqui, fazendo com que a fé, especialmente pela Palavra de Deus e os sacramentos, crescesse e chegasse a novas localidades.

Dessa forma, celebrar os 150 anos de Paróquia Santo Antônio é olhar para o passado e agradecer a Deus e a todos que vieram antes.

A paróquia católica é uma comunidade de comunidades. A matriz é a comunidade mãe, que com suas filhas, e outras comunidades cristãs e irmãs, conservam e atualizam a Palavra de Deus, sendo um sinal visível do amor divino na sociedade.

Portanto, celebrar os 150 anos de Paróquia Santo Antônio é acolher o presente e louvar a Deus com as celebrações e boas obras, sendo luz que encanta e convida mais pessoas de boa vontade a construir um mundo mais justo e humano.

Os fiéis católicos de Estrela, na diversidade de dons, carismas e modos de vida são conscientes de que fazem parte de uma história sesquicentenária, e que receberam o melhor presente de suas vidas: Jesus Cristo.

Assim, celebrar os 150 anos de Paróquia Santo Antônio é sonhar com o futuro e se comprometer com todos, especialmente com as crianças e jovens estrelenses, para que possam sempre conhecer e amar o Senhor e Salvador. “Quem não pode fazer grande coisa, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças; certamente não ficará sem recompensa”.

Que as palavras de Santo Antônio convide você a renovar e assumir, com a comunidade, o agradecimento, o louvor e o compromisso com o Evangelho e o Reino de Deus. Que Deus lhe abençoe e conceda muitas bênçãos.


Sônia Antunes
Miss Estrela 1962

A então estudante do Colégio Santo Antônio de Estrela, Sônia Inês Diel Antunes, conquistou o título de Miss Estrela, em concurso realizado em 1962, tendo a honra de dançar a primeira música do baile com o ex-prefeito Bertholdo Gausmann.

A estrelense nascida em 1946, tinha 16 anos na época em que foi coroada. Filha de Arão de Souza Antunes e Lucila Diel Antunes. Contribuiu para este artigo o amigo Renato Azevedo.


Transportadora Ijuí Ltda.

A Transportadora Ijuí, empresa de cargas em Estrela, estava localizada na Rua Cel. Müssnich nº 202, por vários anos, levando produtos diversos até o Rio de Janeiro. O diretor responsável era Günther Gilberto Lengler. Contribuição: Martin Fleck.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: