Mais de 500 coelhos fazem parte da decoração de Colinas, que organiza um dos principais festejos de Páscoa do Vale do Taquari. As atrações envolvem caça ao ninho, desfiles e brincadeiras, até este sábado, 8. Nos cinco fins de semana de atividades, o município recebeu cerca de 25 mil visitantes.
A caça ao ninho fez o maior sucesso entre as crianças e tem mais uma edição no sábado, das 14h às 18h, na Praça dos Pássaros. No local, foram espalhados doces para os visitantes procurarem. Ao todo, foram 5 mil kits escondidos no espaço.
Para este ano, o evento também conta com feira de artesanato, chocolates, espetáculos artísticos e culturais. Entre eles, o espetáculo “O Mistério dos Ovos de Páscoa”, que pode ser conferido na sexta, e o “Coelho de Páscoa existe?”, no sábado.
Além disso, foram programadas oficinas de culinária, pintura de ovos de Páscoa, maquiagem artística e contação de histórias. Outra novidade da programação foi o desfile temático, com alegorias simbólicas à data, uma das atividades que mais atraiu público ao município.
De acordo com o secretário municipal de educação, cultura, turismo e desporto de Colinas, Edelbert Jasper, as decorações da cidade também ganharam destaque com a criação de uma pequena vila com as duas igrejas do município. “As pessoas saem daqui encantadas com as atividades. A gente espera conseguir manter tudo isso para os próximos anos”, destaca. Na Praça dos Pássaros e na antiga Estação Ferroviária, também terá lanches e bebidas, produtos coloniais e brinquedos infláveis.
Nas mãos de voluntários
Muitos coelhos que enfeitam a cidade são utilizados ano após ano. Outros recebem remendos ou inovações. Tudo é feito por uma equipe da prefeitura, voluntários e participantes das oficinas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Assessora de secretaria do município Marlene Brune Goldmeier, está entre os responsáveis pela decoração. Ela conta que o plano para a Páscoa é feito um ano antes da festividade. “Em reunião, verificamos os pontos positivos e negativos e construímos um plano em cima disso, para saber como seriam os enfeites deste ano”, conta. Os ornamentos foram colocados nas ruas na Quarta-feira de Cinzas.
Além das centenas de coelhos, o grupo também confecciona os adereços adicionados aos animais, como roupas de agricultores e instrumentos musicais.