Em sua participação no programa A Hora Bom Dia desta terça-feira, 18, o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Vilmar Zanchin (MDB) defendeu que haja um período de transição para implementar a nova reforma tributária nacional.
“Estamos atentos ao debate, tanto que a AL criou uma Comissão Especial que vai acompanhar este tema. Para evitar oneração aos setores produtivos, sugiro que haja um período de transição quando for definido e implantado o novo sistema”, disse Zanchin.
O presidente do parlamento gaúcho explica que há ajustes necessários ao longo do período, principalmente dos entes federados. Desta forma, é possível programar o fechamento das contas para União, estados e municípios.
Ele acredita que a proposta será votada ainda no 1º semestre, como o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) prometeu. Segundo Zanchin, o relator da PEC que tramita no Congresso Nacional, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP/PB), também vê cenário favorável para o projeto ir à votação. Caso não vá, a tendência é que outras pautas ganhem prioridade no 2º semestre.
Ouça a entrevista na íntegra