O trecho de Estrela da Ciclovia Intermunicipal será de asfalto com 3m de largura e 50cm de canteiro, informa o engenheiro do município, Rodrigo Skrsypcsa. Ele concedeu entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, da manhã desta terça-feira, 2. O secretário de Infraestrutura Urbana, Osmar Müller, também participou.
O material utilizado para a obra (concreto) e a largura menor (2m) foram alvo de críticas na parte de Colinas e, principalmente, Imigrante. Conforme explica Skrsypcsa, o trecho de Estrela segue as regras do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer), porque a via é estadual, diferente dos outros dois municípios que compõem a rota.
A ordem para início das obras foi assinada em 20 de agosto de 2022, mas devido à impasse com moradores de 40 domicílios lindeiros, ajustes foram feitos. Os trabalhos iniciaram na semana passada junto à ponte da São José — local o qual recebe nova travessia com mão dupla e de concreto.
Müller destaca ainda a pavimentação de ruas. Desde o início da atual gestão, em 2021, das 80 de estrada de chão, 20 receberam pavimento. Outras 11 estão em obras. Entre elas, a Willy Eidelwein (em fase final), Geraldo Pereira (será licitada), Josefina Diel (será licitda), Linha Lenz, Chá da índia, Chacrinha (com ciclovia), Alberto Fenster, São Jacó (concluída), Novo Paraíso (iniciou), acesso à cascata, Delfina, Herta Loma, Frederico Markus e São José (concluída).
Assista a entrevista na íntegra