A criação de um roteiro turístico pelos patrimônios arquitetônicos de Bom Retiro do Sul está em avaliação em avaliação pelo governo municipal e o escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Univates. O encontro para tratar da continuidade do trabalho desenvolvido na cidade, com o projeto Patrimônio Vivo, ocorreu em 11 de maio.
Na primeira etapa, foram feitos encontros com moradores para resgate histórico e cultural do município. As reuniões trataram de momentos que remetem ao patrimônio material, arquitetônico, gastronômico, folclórico e natural.
“Junto à universidade, queremos achar soluções e, inclusive, evoluir mais no tombamento de prédios do nosso patrimônio e projetar rotas para que as pessoas conheçam mais da história destes lugares”, destaca o secretário de Administração e Planejamento, Carlos Dullius. Com a presença de professores e bolsistas do curso, ficou definido que o município dará continuidade ao projeto.
Rota intermunicipal
Outro tema abordado no encontro foi a criação de uma rota turística envolvendo os municípios de Bom Retiro do Sul, Taquari e Fazendo Vilanova, contemplando as Ruínas da Fazenda Pedreira, assim como o Casarão da Fazenda Juliana, que antigamente pertenciam a Taquari.
“Temos ótimas perspectivas sobre este roteiro envolvendo estas três cidades que estão interligadas historicamente. Será um grande atrativo turístico e uma forma sustentável de manter viva as histórias destes municípios e seus povos”, concluiu Carlos Dullius.