Maio é o mês de conscientização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Intitulado de Maio Laranja, o período é marcado por inúmeras ações preventivas que buscam discutir o tema, bem como alertar a comunidade sobre o assunto. No município, foram desenvolvidas ações para trabalhar com os alunos da rede municipal de ensino.
Dentre as iniciativas houve a participação do presidente Associação dos Conselhos Tutelares do Rio Grande do Sul (Aconturs), Jeferson Careca. Ele trabalhou o “Semáforo do Toque”, abrangendo desde a Educação Infantil até os 4ºs anos do Ensino Fundamental. Além de funcionários do governo municipal, participaram servidores do Conselho Tutelar, Centro Municipal de Atendimento Especializado à Criança e Adolescente (C-MAE) e Polícia Civil.
Durante a programação também foi feita uma roda de conversa sobre o tema com os alunos dos 5ºs aos 9ºs anos do Ensino Fundamental, intermediados pelas equipes do Conselho Tutelar e C-MAE. “Estas atividades são de extrema importância, pois precisamos proteger nossas maiores riquezas, que são nossas crianças e adolescentes”, destacou o secretário de Educação, Fabrício Meneghini.