A segunda etapa da Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem ocorre neste fim de semana em Curitiba, no Paraná. O local que sediará as provas será o Parque Náutico Iguaçu, tradicional raia da Canoagem Brasileira, mas que estava desde 2018 sem receber uma competição nacional. A previsão é contar com 300 atletas de várias regiões do Brasil. Entre eles, quatro competidores da Associação de Ecologia e Canoagem – Aeca, representante de Lajeado e Estrela.
As disputas de Canoagem Velocidade acontecem em oito categorias: Infantil, Menor, Cadete, Júnior, Sênior e Master, Menor e Cadete e Júnior e Sênior, todas com provas de 200m, 500m e 1000m.
A Aeca chegou a criar uma vaquinha online para conseguir mandar mais atletas. No fim, a dificuldade de conseguir recursos fez com que a equipe mandasse apenas quatro representantes: Daniel Luís Diedrich, Jéssica Tatiane Ströher, Gabriele Vitória Oestrae e Helena Dallagnol. A equipe parte para o Paraná hoje, às 18h, na Rodoviária de Porto Alegre.
Presidente da associação, Marco Edson Carvalho da Silva lamenta a ausência de mais atletas, mas acredita na possibilidade de bom resultado em Curitiba. “A expectativa ainda é boa. Conquistamos bom resultados em Capitólio-MG na primeira etapa e com certeza repetiremos o retrospecto”, diz.
Os quatro atletas medalharam na primeira etapa. Destaque para Gabriele Vitória, que tentará repetir os três ouros conquistados. Helena tentará aumentar o resultado de dois para três medalhas, enquanto que Jéssica está focada em superar a número um da modalidade no país, Ana Vergutz.
Na primeira etapa, em Minas Gerais, a equipe do Vale do Taquari conquistou dez medalhas e encerrou a participação na décima colocação entre 27 equipes. Para quem quiser acompanhar, o evento contará com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Canoagem Brasileira, em todos os dias de provas do evento.