Uma das principais competições de voleibol da América Latina, o Festival Internacional Cidade de Estrela encerrou a programação neste domingo, 11, com a solenidade de premiação às equipes vencedoras. Na 16ª edição, contou com 88 times de três países, que disputaram os títulos em três categorias em cinco quadras do município. No total, foram mais de 1,3 mil atletas que circularam entre o Ginásio Ito João Snel, Centro Comunitário Cristo Rei, Escola Estadual Ensino Médio, Ginásio da Soges e Ginásio do Sesi.
O número de times envolvidos, representando 43 clubes, supera em dois o recorde anterior, de 2018, quando a competição uniu 86 equipes. Pelas quadras de Estrela passaram atletas da Argentina, Uruguai e de seis estados do Brasil. Na avaliação do presidente da Avates, Rodrigo Rother, o objetivo de recepcionar os times e as torcidas de forma organizada e garantir um alto nível técnico no evento esportivo foi atingido. A associação é responsável por sediar o festival.
“O torneio foi um sucesso e as pessoas percebem que vale a pena participar. Tivemos feedbacks elogiando a estrutura e a organização. Além disso, tivemos quatro times na sério ouro que também foram premiados”, destaca Rother. A solenidade de premiação ocorreu após encerramento dos jogos finais. Além de prêmios por categoria e série, jogadoras foram reconhecidas pelo desempenho.
Já na primeira participação no Festival Internacional Cidade de Estrela, a argentina Jazmin Pertile foi premiada como melhor jogadora da categoria sub-14 – série ouro – pelo time Huracán de Las Breñas. “Foi uma experiência muito bonita. Foi nossa primeira vez e saímos campeãs”, comemora. O time foi vencedor na categoria.
Confira as equipes vencedoras
Categoria sub-14
- Sério Ouro: Huracan
- Série Prata: Avofel
- Série Bronze: AVF
Categoria sub-16
- Sério Ouro: Avofel
- Série Prata: Guaraciaba
- Série Bronze: Rodeio
Categoria sub-19
- Sério Ouro: Minas
- Série Prata: Jaraguá A
- Série Bronze: Sogipa
Festival em números
88 times, recorde absoluto
43 clubes, sete estreantes
Três países envolvidos: Argentina, Brasil e Uruguai
Seis estados do Brasil representados: RS, SC, PR, SP, RJ e MG
Mais de 1,3 mil atletas
Jogos em cinco ginásios
333 partidas