Os dados meteorológicos mais recentes indicam a formação do ciclone no norte da Argentina e o deslocamento pelo noroeste gaúcho. Cenário esse que deixa toda a faixa central do RS em alerta.
O fenômeno se forma a partir da convergência do ar frio que avança pelo sul e um bloqueio de ar quente sobre Santa Catarina. Por consequência, são projetados períodos de temporais, com chuva intensa, queda de granizo e rajadas de vento que podem alcançar 100 km/h.
De acordo com a MetSul, a região central do estado pode ser impactada da tarde para a noite. Para Lajeado, alguns modelos meteorológicos indicam chuva acima de 80mm nesta quarta-feira, 12. Volume de chuva que gera preocupação diante do solo encharcado da instabilidade de sexta-feira, que resultou em cerca de 100mm de acumulados.
Durante a noite e madrugada a chuva registada em cidades que compõem as cabeceiras da bacia hidrográfica do Rio Taquari foi de 10mm. Pela medição no Porto de Estrela, o nível se manteve estável em 13,26m. Neste ponto, a cota de atenção é 15m e de inundação 19m.