Os municípios afetados pela enchente desta semana começam a retomar a normalidade no trânsito. O Rio Taquari alcançou a cota de 22,20 metros, de acordo com a medição do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), e na última atualização, às 12h45min, estava em 19,12 metros, próximo de sair da cota de inundação.
Em Estrela, o número de vias bloqueadas que chegou a 22, estava em 20 na última atualização do governo municipal. A rua Tiradentes, no acesso ao centro pela Ponte Baixa, e a rua dos Marinheiros, no bairro Moinhos, foram as primeiras liberadas. A Defesa Civil e o Departamento de Trânsito do município mantém monitoramento.
LEIA MAIS: Rio Taquari começa a recuar em Estrela
As sete vias fechadas em Bom Retiro do Sul estão desbloqueadas. A preocupação maior estava nas proximidades do rio, no Centro Cidade Baixa, na estrada do Faxinal e na ERS-129, na Beira do Rio. As ruas asfaltadas foram limpas ao longo da manhã.
A entrada de Colinas pela ERS-129 está disponível ao trânsito desde a manhã desta sexta. O trecho da Linha Rosenthal, em Imigrante, que teve uma queda de barreira, também foi liberado. A Ponte da Divisa, entre os municípios, segue interditada devido a rachaduras na estrutura.
Vias bloqueadas em Estrela:
Acesso ao Parque da Lagoa, acesso à Linha Chá da Índia, ERS-129 (Ponte Passo da Areia), Estrada Municipal Toca do Leão, Estrada Municipal da Cascata, Estrada Municipal Nicolau Theobaldo Hoss, Estrada Municipal da Boa Vista, Estrada Municipal Otto Osterkamp, Estrada Geral de Arroio do Ouro, e ruas Mathias Petter Sobrinho, Olinda Mallmann, General Osório, Albino Horn, João José Schonarth, Pedro Balduíno Fink, Afonso Penna, Arnaldo José Diel, Antônio Barth (em dois pontos, um próximo à rua Arnaldo J. Diel e outro próximo ao entroncamento da rua Júlio de Castilhos), Francisco Horn e Santo Antônio.