O Hospital Ouro Branco e a clínica Nova Imagem firmaram nova parceria na área de serviços em saúde. A empresa vai assumir a gestão do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) da instituição e projeta novos investimentos para qualificar o atendimento à população. O acordo foi fechado neste mês e o controle da unidade será transferido em 1º de agosto.
Conforme o diretor-executivo do HOB, José Paulinho Brandt, a associação mantenedora da casa de saúde (ABOB) constatou a necessidade de evolução do serviço existente, principalmente no que diz respeito ao parque de máquinas. Impossibilitada de efetuar investimentos com recursos próprios para modernizar no setor, a instituição passou a estudar parcerias.
“Diante dessa dificuldade de ter recursos para um parque de equipamentos mais novo, atualizado e moderno, procuramos novos parceiros e fechamos com a Nova Imagem”, explica Brandt. Foram cerca de seis meses de negociações. A parceria inclui a renovação dos equipamentos e repasse da gestão do fluxo de atendimentos. A maior parte da equipe foi recontratada pela Nova Imagem.
As principais carências atuais estão no mamógrafo, que data de 2011, no ecógrafo e no aparelho para Raio X. No ano passado, o tomógrafo estragou e deixou o hospital sem o serviço por algumas semanas. Segundo Brandt, muitos teutonienses preferiam buscar o atendimento em outras cidades pelo fato dos equipamentos serem obsoletos. Ele acredita que, com a nova parceria, a procura vai aumentar. “O maior beneficiado será a população”, complementa.
Novos investimentos
O diretor administrativo da Nova Imagem, Jorge Edson Mattos, revela que a empresa planeja ampliar em 50 % a quantidade de exames realizados no Centro de Diagnóstico do Hospital Ouro Branco, entre este e o próximo ano. Para isso, são projetados a contratação de novos médicos especialistas e investimentos em equipamento de alta tecnologia, na ordem de R$ 5 milhões.
A unidade vai trabalhar com seis médicos radiologistas presenciais, além de mais quatro externos para especialidades específicas. Trata-se de uma das maiores equipes de radiologistas do Vale em clínicas deste ramo. O CDI ainda conta com 12 funcionários. Dispõe de procedimentos como mamografia, densitometria óssea, ecografia, radiografia, tomografia e ressonância magnética.
“Nós queremos renovar o parque de máquinas, trazer equipamentos mais modernos e colocar em Teutônia, dentro do Hospital Outro Branco, um serviço que possa ser usado como referência no Vale, principalmente na microrregião do G7”, afirma Mattos.
Entre os diferenciais do novo serviço, está a agilidade e a aposta em equipamentos de última geração.
Conforme Mattos, a partir de 1º de agosto, os exames de ecografia, por exemplo, passam a durar cerca de 20 minutos para ficarem prontos. A empresa trabalha também para inaugurar o primeiro mamógrafo 100% digital do Vale do Taquari.
Com sede principal em Teutônia desde o ano passado, quando foi inaugurado o serviço de ressonância magnética também em parceria com o HOB, a Nova Imagem também está presente nas cidades de Nova Bréscia, Muçum, Roca Sales e Cruzeiro do Sul.