Jornal Nova Geração

CULTURA

Calendário comemorativo resgata origens germânicas

Em celebração ao bicentenário da Imigração Alemã, atividades típicas ocorrem até julho de 2024. Além de eventos tradicionais no município, novas ações devem reunir a população

Eventos tradicionais seguem como parte da programação (Foto: Marcelo Grisa)

Com a proximidade do bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, um calendário comemorativo foi elaborado para resgatar origens e costumes germânicos. A programação prevê uma série de eventos mensais até julho de 2024. Além das atividades tradicionais, como Maifest e Festival do Chucrute, novas iniciativas devem ocorrer ao longo dos próximos meses.

A programação festiva iniciou com a disponibilização das aulas de Língua Alemã à comunidade. A parceria entre a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel) e o Colégio Martin Luther (CML) conta com cerca de 25 alunos. Além disso, um evento no Memorial de Estrela trouxe palestras do professor de História e secretário Joel Mallmann e do diretor do CML, Luciano Egewarth.

Além dos momentos de conversas que resgatem a história, o objetivo é proporcionar experiências na culinária, tradições e costumes germânicos. Entre as novidades nos eventos, o 1º Festival de Gastronomia Típica Alemã. O ato deve ocorrer no mês de novembro junto à Feira do Produtor, na Praça Henrique Roolaart. Em 2023 ainda fazem parte do projeto a Feira de Natal inspirada em Weihnachtsmarkt e o lançamento do calendário dos Bailes de Kerb em Estrela.

“Com essas atrações, queremos celebrar todo o trabalho que foi feito pelos imigrantes. Vamos dar ênfase aos Jogos Germânicos, que é uma grande tradição aqui na cidade. Teremos os dois bailes do Festival do Chucrute. E vamos encerrar com um importante ato, que é a colocação da placa de 200 anos no Monumento da Colonização”, explica Mallmann.

Para o próximo ano, o governo municipal planeja uma exposição de literatura e roda de conversa para apresentar os principais aspectos históricos do movimento que iniciou em 25 de julho de 1824. Conforme Mallmann, o Executivo também apresentará uma Cidade Coirmã de cooperação internacional, que possibilita intercâmbios entre Estrela e Alemanha.

200 anos da Imigração Alemã

Outubro de 2023
1º Festival de Gastronomia Típica Alemã;
Novembro de 2023
Encontro de grupos Folclóricos de Dança Alemã durante a Multifeira;
Feira de Natal inspirado nos Weihnachtsmarkt;
Lançamento do calendário oficial do Circuito de Bailes de Kerb;
Fevereiro de 2024
Roda de Conversa sobre a Colonização;
Exposição de Literatura Alemã;
Março de 2024
Exposição de 200 Anos da Colonização Alemã e 60 anos dos Grupos Folclóricos;
Colocação de Osterbaum pelo município;
Abril de 2024
Encontro de Bandinha Alemãs;
Maio de 2024
Desfile Alusivo aos 200 Anos da Colonização Alemã e 60 anos dos Grupos Folclóricos;
Maifest e Jogos Germânicos;
Festival do Chucrute;
Junho de 2024
Encontro de Corais com músicas alemãs;
Julho de 2024
10ª Koloniefest;
Entrega da Maibaum à comunidade
Oficinas de Danças Alemãs nas escolas;
Restauração do Monumento da Colonização Alemã e colocação da placa alusiva aos 200 anos.
Apresentação de Cidade Coirmã de cooperação entre Estrela e a Alemanha.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: