“Colinas é a cidade das crianças”. Após a dinâmica dos alunos da Emef Ipiranga com os vereadores que resultou na frase, o Plano Municipal Pela Primeira Infância foi aprovado durante a sessão de quarta-feira, 2. As crianças estiveram presentes no plenário para explicar aos parlamentares a importância da aprovação do projeto e contar sobre como participaram da elaboração. O documento fica evidente por dez anos no município.
O objetivo é orientar medidas de decisões, investimentos e ações de proteção às crianças de até seis anos de idade, bem como garantir a continuidade das ações a longo prazo e fortalecer iniciativas intersetoriais. A coordenadora do Projeto Colinas 1000 Dias, Ana Jasper, comenta que a criação da lei em Colinas é debatida, pelo menos, há cinco anos.
A implantação do Plano Pela Primeira no município Infância é pioneira no Vale do Taquari. “Percebemos a necessidade de criar o documento, pois temos ações que vão valer por dez anos. E as crianças participando deste momento, mostra o quanto elas são escutadas e que a participação delas na elaboração também contribui com o futuro”, avalia a coordenadora.
Ana destaca que por meio de desenhos e frases curtas, os alunos elencaram o que eles consideram importante. “Foram feitas perguntas sobre como é a cidade que eles querem, o que gostariam de melhorar e o que eles mais gostam”, explica. A construção do documento contou com ampla participação da sociedade, desde os gestores públicos, representantes acadêmicos até a sociedade civil.
Participação das crianças
Junto aos demais alunos, a Isabela e a Theodora relataram aos vereadores como participaram da construção do Plano de Primeira Infância. Elas contam que querem “uma cidade mais nova” e “com brinquedos bem legais”. Conforme Ana, a participação das crianças do plenário é uma forma de mostrar como podem utilizar a cidadania e contribuir com o desenvolvimento da sociedade.
“Queremos uma pracinha com balanço e escorregador e também tudo colorido. Nós também queremos que seja pintado bichinhos em Colinas”, contam as crianças. Além da praça adaptada e outras sugestões ao plano, os alunos convidaram os parlamentares a passarem um dia na escola para auxiliar nas tarefas.
Mês da Primeira Infância
Durante a sessão, também foi aprovada a instituição de agosto como Mês da Primeira Infância e o dia 14 do mesmo mês como Dia de Conscientização da Valorização da Paternidade a ser comemorado de forma anual. Durante o período, estão previstas ações integradas com ênfase na promoção de vínculos afetivos.
“Temos muita comemoração pela frente. No dia 19 deste mês inauguramos uma praça que teve reformas com base nos pedidos das crianças”, comenta Ana. Além disso, o governo municipal planeja um seminário regional para debater as ações sobre a Primeira Infância.