O secretário Estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, esclareceu que o projeto de asfaltamento do trecho da ERS-129, entre Roca Sales e Colinas, está em análise pelo Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer).
Em entrevista ao “Conexão Regional” o integrante do Piratini confirmou que o reequilíbrio do contrato firmado com a administração municipal de Roca Sales faz o custo da obra saltar de R$ 3 milhões para R$ 10 milhões. O aumento se deve a correção dos custos para o projeto, que atende uma demanda histórica da comunidade se Fazenda Lohmann, no interior de Roca Sales. “O governador sempre diz, carinho não me falta, me falta o recurso. Estamos trabalhando com as pastas de Fazenda e Planejamento para encontrar formas de avançar”, especifica.
Dos 7,1 quilômetros, apenas 1,1 foi concluído. São cerca de 6 mil metros que precisam ser asfaltados. O convênio assinado em 2018, previa que em um ano a obra seria entregue. O pedido da comunidade roca-salense existe há bem mais tempo, devido a poeira e buracos na rodovia.
Demais investimentos no Vale
Costella respondeu ainda sobre os estudos para qualificar o porto de Estrela e ampliar o modal hidroviário para escoamento da produção do Vale do Taquari e recebimento de matéria-prima.
Sobre a nova ponte entre Lajeado e Arroio do Meio, o secretário lembrou que as tratativas são antigas e que trata-se de uma demanda importante para desafogar a ERS-130, mas que faltam estudos técnicos para que o estado possam sinalizar com aporte financeiro.
Costella atribuiu ao Governador Eduardo Leite anunciar em que regiões serão investidos os recursos arrecadados com a venda da Corsan.
Acompanhe a entrevista completa