Em entrevista ao programa O Vale Em Pauta, da Rádio A Hora, 102.9, desta segunda-feira, 7, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Estrela (Condim), Carmine Fontoura, e a coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher de Estrela (Cram), Natália Sulzbach, falam sobre o trabalho de conscientização e prevenção à violência doméstica e familiar.
A campanha Agosto Lilás foi instituída em setembro de 2022, por meio da Lei 14.448/22, que estabelece que estados e municípios devem promover no período ações de conscientização sobre a necessidade de enfrentamento das diversas formas de violência contra a mulher.
O Cram é um serviço público que oferece atendimento psicológico, social e jurídico às mulheres, prioritariamente em situação de violência, enquanto o Condim é um conselho composto por serviços e entidades relacionados ao tema, que juntos fiscalizam e garantem proteção às vítimas.
A rede de enfrentamento à violência doméstica inclui a Patrulha Maria da Penha, Poder Judiciário, Polícia Civil, Ministério Público, Condim e Cram. A mulher vítima pode buscar ajuda em todas essas entidades e será encaminhada para a especialidade adequada dentro das instituições. “Trabalhamos em equipes, para que essas mulheres se sintam acolhidas e protegidas em todas as esferas”, pontua Carmine Fontoura.
Assista a entrevista na íntegra