Com o tema “Reforma Tributária e seus impactos na sociedade”, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, palestra no Café Empresarial promovido pela Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis), com apoio da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). O evento ocorre em 16 de agosto, a partir das 7h30min, no Estrela Palace Hotel.
Atual presidente do Instituto Reformar de Estudos Políticos e Tributários, Rigotto deve abordar como o movimento afeta a gestão dos empreendimentos e esclarecer dúvidas acerca do assunto. O ex-governador também atuou como presidente da Comissão de Finanças e Tributação e da Comissão da Reforma Tributária na Câmara Federal.
O presidente da Cacis, Gerson Strehl, destaca que o assunto impacta diretamente os empreendedores, por isso a importância de trazer o assunto para o meio empresarial. “A Reforma Tributária gera dúvidas e nada melhor que um especialista para esclarecer sobre isso”, afirma.
Strehl destaca que o empresário que atua, principalmente, na indústria e no comércio, deve estar atento em como vai funcionar a arrecadação e geração de impostos. Ele ainda lembra que o ex-governador que foi um dos agentes a iniciar o debate sobre a Reforma Tributária.
“Ele trabalhou durante muito tempo com tributação e preside um instituto de estudos sobre o assunto. O projeto apresenta diferenças do que se foi debatido originalmente, por isso é importante que as pessoas entendam as mudanças que vão ocorrer, as adequações e como isso vai impactar no dia a dia”, diz o presidente da Cacis.
Em entrevista a Rádio A Hora 102.9 no mês de julho, Rigotto enfatizou que a aprovação do texto base, mesmo com a necessidade de uma etapa de transição, já é uma grande conquista.
Apesar de reconhecer que o texto aprovado não é perfeito, o ex-governador comemora uma possível redução de alíquotas em setores como educação, saúde e agricultura, evitando um aumento da carga tributária.
Rigotto foi líder do governo Fernando Henrique Cardoso no Congresso Nacional e governou do RS de 2003 a 2006. Também foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República por seis anos. É autor dos livros “Em defesa da empresa nacional” (1984), “Agricultura- bases sólidas” (1986), “Manual do Microempresário” (1986) e “Para além do berço esplêndido” (2011).
Para participar do Café Empresarial, as reservas devem ser feitas diretamente na Cacis, pelo telefone (51) 3712-1900, WhatsApp (51) 98633-0021 ou pelo e-mail [email protected]. O custo é de R$ 30 para associados da entidade e de R$ 40 para não sócios. As reservas e pagamento devem ser feitos até o dia 14 de agosto.