O primeiro Seminário Regional pela Primeira Infância reuniu gestores e comunidades de diversos municípios da cidade do Vale do Taquari durante essa quinta-feira, 24. O evento foi sediado por Colinas no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ipiranga. O objetivo da programação é fazer com que mais administrações invistam em ações que contribuam com o desenvolvimento das crianças.
Pioneira na região, Colinas foi o primeiro município a elaborar o Plano Municipal Pela Primeira Infância, lei que foi sancionada durante o seminário na presença de autoridades. A secretária de Saúde, Angelita Herrmann, destaca que os movimentos em prol do assunto ocorrem desde 2017. Na avaliação dela, o documento garante que as ações continuem ao longo dos próximos anos.
“Queremos mostrar a importância de investir na Primeira Infância. Já foi comprovado que a cada dólar investido nessas iniciativas, teremos um retorno de seis a sete dólares. Por isso, é importante falarmos sobre os grandes desafios de implantar as políticas”, analisa Angelita. Desta forma, o evento contou com palestra de Daniel Becker, pediatra e mestre em Saúde Pública.
Durante a explanação, ele apresentou dados de aplicações de políticas públicas voltadas às crianças e a necessidade de a comunidade estar atenta ao assunto. Neste aspecto, ele ressaltou as ações desenvolvidas em Colinas, como adequação das estruturas como escolas, praças e ruas para pessoas com cerca de 90 centímetros em parceria com a Urban 95.
“Essa iniciativa multissetorial que une as governanças da cidade em prol do assunto trará grandes retornos, porque assim também é possível investir em atividades de educação, de estimulação do desenvolvimento da criança. Isso reduz a desigualdade, traz melhorias de economia no futuro, melhora a aprendizagem, entre outros benefícios”, avalia Becker.
O evento também contou com a presença da secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann. Ela fez a entrega dos selos da rede Bem Cuidar às Unidades Básicas de Saúde com atividades voltadas à terceira idade e classificadas como Amigos do Idoso.
Ao final, foi feita a inauguração da praça naturalizada Íria Scheer e da Rua de Brincar, adaptadas para crianças de até seis anos.