O vice-governador Gabriel Souza visitou Estrela na manhã deste sábado, 16, pela primeira vez desde a enchente que atingiu 65% do município, na primeira semana de setembro. A comitiva passou pelos bairros das Indústrias e Moinhos, os mais afetados pela cheia, e foi ao ginásio municipal Ito João Snel, no bairro Oriental, onde estão as famílias desabrigadas.
Souza passou pela Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias (AMBI), que concentra um ponto de entrega e coleta de doações nas localidade. Duas escolas estiveram no roteiro: a Escola Municipal de Ensino Fundamental Leo Joas e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Moinhos. A instituição estadual retoma as aulas na segunda-feira, 18.
“É importante a volta gradual da rotina escolar, mesmo que no início não haja aulas propriamente ditas, para que as crianças saiam de ambientes tensos, como esses que são improvisados para receber as famílias em um primeiro momento”, pontuou o vice-governador.
A ideia de estabelecer melhorias em abrigos foi outro aspecto mencionado por Souza. “Ontem o governador (Eduardo Leite) determinou a qualificação dos albergues, se eles eventualmente continuarem por mais algum tempo”, acrescentou. Entre as medidas, preparar divisórias e melhores banheiros para maior intimidade das famílias.