Jornal Nova Geração

LUTO

Referência no Vale, Werner Schinke morre aos 96 anos

Médico e escritor, trabalhou durante décadas em Estrela. Além da medicina, era apaixonado por história e literatura

O médico, pesquisador e escritor Werner Schinke morreu na manhã desta terça-feira, 19, aos 96 anos, no Hospital Estrela. Schinke deixa a esposa Gisela Schulz Schinke e os quatro filhos: Gert, Bruno, Ralf e Walter. O governo de Estrela decretou luto oficial de três dias pela morte do médico.

Nascido em Novo Hamburgo, Dr. Schinke se formou na UFRGS em 1954. Três anos mais tarde, começou suas atividades profissionais em Estrela, onde foi médico clínico e cirurgião geral até 2006. Especializado em Medicina do Trabalho, foi um dos sócios fundadores da Unimed. Também foi presidente da Soges. Em 22 de outubro de 1993, recebeu o título de Cidadão Estrelense.

A motivação para a escrita veio na aposentadoria, mas a paixão pela literatura e pela história acompanhou o Dr. durante toda a vida. Schinke produziu parte da coletânea de crônicas do livro “Nós os Teuto-Gaúchos”, com o título Missão e Preservação. Também trabalhou na tradução do livro “Diário da África”, obra bilíngue editada em português e alemão.

Além disso, Schinke organizou a obra póstuma “Perfis de Estrela”, de Rudolfo Maria Rath. Junto da esposa Gisela, organizou o Museu Residência Schinke.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: