Jornal Nova Geração

ESTRELA

Semana do Lixo Zero conscientiza população

Ações desenvolvidas pela Sala Verde de Estrela buscam elucidar à comunidade sobre os cuidados com os resíduos

Programação iniciou com atendimento aos animais

Incentivar o consumo consciente, descarte correto de resíduos e cuidados com o meio ambiente. Com ampla programação, a primeira edição da Semana Municipal do Lixo Zero em Estrela tem o objetivo de engajar a comunidade e promover hábitos sustentáveis. O tema proposto para as atividades é “Acordo Social: um caminho para a transformação de cidades” e busca elucidar à sociedade acerca da destinação de resíduos.

As ações preveem ambientes de discussão e conscientização sobre a temática, estímulo da economia de inclusão social, bem como meios de redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos. A abertura da programação ocorre neste sábado, 21, com diversas ações no bairro Moinhos. As atividades são organizadas pela Sala Verde e Departamento do Meio Ambiente do município.

A coordenadora da Sala Verde Manoel Pontes Ribeiro Filho, Luana Hermes, destaca que a participação da comunidade, além de trazer benefícios ao meio ambiente, é importante para que as iniciativas sejam compartilhadas. “Vamos ter o Dia D, uma atividade que convidamos as pessoas a recusarem o uso de sacolas plásticas. Também teremos ações voltadas aos animais”.

Reuniões e rodas de conversa fazem parte da programação. De forma online, estão previstos debates sobre os conceitos do Lixo Zero e também assuntos relacionados às mudanças climáticas em Estrela. Uma mesa redonda, com convidadas do Ministério Público e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) ocorre no dia 24 de outubro, junto à apresentação do Projeto Verde Urbano.

O que é Lixo Zero

A coordenadora explica que o conceito de Lixo Zero é debatido em nível nacional e muitas cidades buscam se adaptar às práticas. “É uma forma de aprender a se relacionar com os resíduos que geramos”, aponta. Ela destaca que as metas são éticas, econômicas, eficientes e visionárias para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e refletir sobre os hábitos.

Uma das iniciativas, ressalta Luana, é deixar de reconhecer o lixo como um saco preto com itens misturados e perceber esses materiais como resíduos que podem ser classificados como orgânicos, recicláveis ou rejeitos. Além disso, a programação leva à reflexão sobre os caminhos e destino final dos dejetos ao descartá-los.

“A busca é pelo máximo aproveitamento dos recursos e o correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução, ou mesmo o fim, do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e ou para a incineração”, avalia.

Programação:

Sábado, dia 21:
9h às 14h: Abertura da 1° Semana Municipal Lixo Zero no bairro Moinhos
Atendimento aos animais domésticos, com aplicação de medicamentos
Ação de Chipagem em cães e gatos em parceria com a Sema do Estado
Doação de mudas nativas produzidas no viveiro municipal
Plogging para recolhimento de lixo e conscientização ambiental

Domingo, dia 22:
Entenda o Conceito Lixo Zero (online, pelas redes sociais)

Segunda-feira, 23:
Reunião com a Comissão sobre Mudanças Climáticas de Estrela (apenas convidados)

Terça-feira, dia 24:
14h: Roda de conversa: Compostando com a Apae – atividade para os alunos
19h: Mesa Redonda: Mudanças Climáticas, como mitigar os seus efeitos?, no auditório do Ceiteq com painelistas
Andrea Almeida Barros: Promotora de Justiça desde 2000, graduada em Ciências Jurídicas e Sociais (Unisinos), Mestre em Ambiente e Desenvolvimento (Univates), Doutora em Ciências Ambientais: ambiente e desenvolvimento. Coordenadora do Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar do Rio Taquari. Professora, pesquisadora, palestrante e escritora
Venisse Schossler: Doutora em Geociências pela Ufrgs, com especialização em climatologia, teleconexões climáticas e dinâmica costeira. Pesquisadora do Centro Polar e Climático da Ufrgs e do INCT da Criosfera.
Apresentação do Projeto Verde Urbano, elaborado pela equipe da SEDIS.

Quarta-feira, dia 25:
14h às 15h: Dia D – Convite à comunidade para recusar o uso de sacolas plásticas. Entrega de ecobag no centro

Quinta-feira, dia 26:
9h30min às 11h: Dia D – Convite à comunidade para recusar o uso de sacolas plásticas. Entrega de Ecobag no centro.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: