Em entrevista ao programa A Hora Bom Dia, o prefeito de Estrela e presidente da Amvat, Elmar Schneider projeta discussões ao Seminário Pensar o Vale Pós-Enchente. O gestor lembra que a água chegou próximo ao topo da ligação via BR-386, no início de setembro, o que poderia causar estragos e prejuízo sem precedentes à região.
Em prevenção, o chefe do Executivo propõe a união de Lajeado e Estrela para articular e criar um projeto para construir de uma nova ponte. Schneider acredita que o encontro, na próxima terça-feira, 14, seja o ponto de partida para o Vale pensar e executar medidas de forma a evitar tragédias.
“Vamos elaborar uma carta com ações de compromisso ao Vale do Taquari. Não adianta só cuidar da enchente de Encantado à estrela, precisa ser vista de forma geral. O Taquari-Antas tem mais de 90 municípios e através dele, podemos atrair recursos internacionais, isso é fundamental, não podemos esquecer o que aconteceu. A enchente uniu os governos do estado e federal”, relata.
Schenider questiona que o episódio ocorrido durante as enchentes e as dificuldades enfrentadas pelos gestores para recomeçar, não seja usado nas próximas eleições municipais. “Os prefeitos assumiram em momentos difíceis, em meio à pandemia, duas secas e, agora, a enchente. Que ninguém se beneficie nas eleições de 2024”, enfatiza.
Outro assunto comentado durante entrevista e será averiguado pelo presidente da Amvat é um possível repasse de verbas via Pronampe para empresas que não foram atingidas pela enchente. “Não estou sabendo nada disso, mas essa situação será investigada”, ressalta.
E complementa, “É hora de abrir mãos dos espaços de amadores e daqui para frente sermos profissionais. Na próxima terça-feira, a região do Vale tem um importante encontro e esperamos coisas boas para nossa região.”
Ouça a entrevista na íntegra