O governo do Estado apresentou nesta terça-feira, 28, o plano de trabalho para transporte e destinação final de resíduos dos municípios atingidos pelas enchentes no Vale do Taquari. A apresentação foi mediada pela secretária estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, no auditório do prédio nove da Univates, em Lajeado.
Foram detalhados os prazos para o recolhimento, a quantidade de toneladas que cada município deverá recolher e como se dará o transporte e a destinação dos materiais (confira detalhes na tabela abaixo).
Das 181,8 mil toneladas de entulhos na região, o governo vai destinar 123,5 mil toneladas. O restante dependerá de recursos da União.
O Estado havia se comprometido em fazer a destinação total. No entanto, foi anunciado que não o fará. Os municípios deverão solicitar junto ao governo federal. Há possibilidade de o Estado assumir uma segunda leva, o que será condicionado ao acesso a recursos federais.
Além de integrantes da Sema, estiveram presentes representantes da Defesa Civil, da Fundação Estadual de Proteção Ambiental e das prefeituras da região.