O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação foi registrado no cartório em 9 de março de 1972. O pedido de reconhecimento só foi atendido em 5 de abril de 1974, com a Carta Sindical expedida pelo Ministério do Trabalho.
A primeira diretoria foi presidida por Paulo José Horn, auxiliado por Manoel Jaci Moraes, Jeremias Plínio Hart, Gilberto Koefender, João Carlos Eckert e Ernani Dickel. O primeiro Conselho Fiscal foi constituído pelos titulares Nelson Mayer, Décio Moraes e Ivo Klock.
Lutaram suas lideranças por uma sede própria. Em 1980, foi adquirido um terreno da Prefeitura, iniciando-se o projeto arquitetônico no ano seguinte. O prédio foi inaugurado em 17 de dezembro de 1983, na Rua Cel. Müssnich, 701, esquina com a rua Bruno Schwertner. O atual presidente é Pedro Mallmann.
Ferrovia em Estrela
Com o surgimento do tráfego das locomotivas no Brasil, por que não ligar uma linha férrea entre Taquari e Teutônia, passando pelo município de Estrela? Foi assim pensando que o sr. Antonio Taff, em 1882, conseguiu dos conselhos municipais uma concessão para a construção da ferrovia. Sem o capital necessário e a credibilidade de viabilização desta avançada obra, tudo ficou no papel e a região sem ver o trem.
Somente em 24 de abril de 1980, o Ministro dos Transportes, Eliseu Resende, inaugurou oficialmente o ramal ligando Estrela à Ferrovia do Trigo, através de Corvo. Depois de alguns anos em funcionamento, foi desativado. Atualmente, continuamos esperando pelo trem em Estrela.
A piscicultura em Estrela desde 1990
Estrela é referência no Vale do Taquari quando o assunto é produção de peixes, atividade denominada piscicultura. São realizadas feiras que colocam à disposição da comunidade peixes vivos, na Praça Henrique Roolaart.
Mas esta história vem de longe. Foi necessário muito trabalho desde as primeiras iniciativas em 1990. Naquela época, os produtores faziam encomendas de alevinos que vinham do Paraná. A Secretaria da Agricultura realizava a distribuição na propriedade. Hoje o criador adquire os alevinos.
A viabilidade da atividade se deu com o trabalho de logística sendo organizado pelo município, que desde o princípio nos anos 1990 e até nos dias de hoje faz a programação de feiras para cada período, com estrutura à disposição dos produtores.
A evolução da piscicultura em Estrela se deu conjuntamente com a Feira do Produtor Rural. As duas foram se complementando. Antigamente, as feiras eram a céu aberto. Mas foram evoluindo, passando por diversas fases até chegar na situação de excelência nos dias de hoje.
Encontro Natalino do Lions Clube com as Irmãs no Hospital Estrela
Tendo por local o Hospital Estrela, o evento foi realizado na sexta-feira,1º de dezembro de 2023. Teve roda de conversa, canções natalinas, delícias, suco de uva e presentes.
As religiosas homenageadas pelo Lions Clube estavam presentes na educação, saúde, evangelização, promoção social, pastorais, asilos, leprosários e tantas outras realidades sofridas que receberam amor, carinho, dignidade, graças à doação, ao anonimato, à missão das mesmas. Gratidão, Irmãs, pela presença de vida e de missão.
Grupo Coral do Cemai em 1993
O Cemai foi um órgão da administração municipal de Estrela para atender crianças carentes, criado em outubro de 1990. Nos seus anos de funcionamento, centenas de crianças e adolescentes tiveram acesso às mais diversas atividades, com o objetivo de torná-los cidadãos conscientes.
A proposta do Cemai, voltado especialmente às crianças carentes, era oferecer atividades extraclasse que contribuíam para o seu desenvolvimento, com educação e assistência em tempo integral.
Na foto, o Grupo Coral do Cemai que se apresentou no Calçadão em dezembro de 1993, com exposição de produtos confeccionados pelos alunos. Atualmente, a entidade está desativada.
Padre Pedro Hilleshein e o Hospital Estrela
Há muito, o povo estrelense, juntamente com os padres Jesuítas da Paróquia Santo Antônio, tinham se dirigido a superioras das Franciscanas, pedindo irmãs para um hospital. O Padre Pedro Hilleshein, sucessor dos jesuítas, renovou o pedido e foi atendido.
O Padre Pedro formou então uma comissão de pessoas representativas da Vila que, com grande interesse, se dedicaram à realização do plano. Doaram um terreno, e o Governo Municipal auxiliou generosamente nessa obra.
Grande foi o contentamento do povo quando viu coroar seus esforços e elevar-se a construção tão sonhada, que ficou concluída em 1929. Vieram as irmãs, destinadas a formar uma nova comunidade franciscana para trabalhar no hospital. Todos, de alguma forma, tinham colaborado com suas posses, como diziam com justo orgulho, “O Nosso Hospital”.
Aspume fundada em 1989
Associação dos Servidores Públicos Municipais de Estrela (Aspume), Fundada em 10 de julho de 1989, foi registrada em 27 de abril de 1990, sendo seu primeiro presidente Laci Gomes dos Santos; vice-presidente, Luciana Pereira Frey; secretário, Mário Knobloch; tesoureiro, Airton Plentz; e 2º tesoureiro, Moisés Nascimento.
A entidade, que possui atualmente 350 associados, tem por objetivo representar os interesses individuais e coletivos dos funcionários públicos municipais. Seu presidente é Maiquel Flores. A sede da entidade está localizada no Bairro Pinheiros. Foto da Assembleia de fundação.