Jornal Nova Geração

TEUTÔNIA

Câmara elege mesa diretora para 2024 e aprova oito projetos

Última sessão do ano teve confronto entre colegas de partido pela presidência da casa e autorização para governo repassar imóvel a ONGs do município

Oposição segue no comando do Legislativo de Teutônia para 2024. Crédito: Jhon Willian Tedeschi

Os vereadores definiram a mesa diretora para o último ano da legislatura na sessão dessa terça-feira, 20. Após uma divisão na base governista, dois parlamentares do PDT concorreram ao comando da câmara. Melhor para Jorge Hagemann, o Xox, que contou com o apoio da oposição para receber sete dos 11 votos possíveis.

Junto do pedetista, assumem o Legislativo a partir de 1º de janeiro o vice-presidente Márcio Vogel (MDB) e o secretário Hélio Brandão da Silva (sem partido). O desenho das chapas se deu a partir do desembarque de Hagemann do governo, por divergências com a administração. No uso da tribuna, Diego Tenn Pass (PDT) lembrou que o acerto inicial era para que Vogel presidisse a câmara no quarto ano.

Ele ainda citou as mudanças na situação e a articulação para que a presidência ficasse com a oposição. “Aí entra a questão do diálogo na política. Parabéns ao desenho que se faz, que caracteriza a chapa Jorge, Márcio e Hélio. O vereador Hélio afirmou que o colega Jorge é oposição agora. O Jorge é PDT. Conhecendo pela caminhada dele na câmara, acredito que vai se propor ao diálogo.”

Para a formação da chapa do governo, o vereador Juliano Körner reassumiu a cadeira na vaga de Neide Schwarz. No entanto, apenas os candidatos do PDT votaram na formação. O parlamentar Claudiomir de Souza (União Brasil) se absteve de votar.

Balanço do ano

Presidente da casa ao longo de 2023, Valdir Griebeler (PSDB) fez uma avaliação do período no comando da câmara. “Apenas um projeto relevante foi rejeitado nesta casa. Isso serve para a comunidade ver que o poder Legislativo trabalha em conjunto ao Executivo.”

O tucano mencionou situações como projetos de lei que tiveram vetos do governo derrubados no plenário, o mandado de segurança do prefeito Celso Forneck contra ele, a Comissão Parlamentar Processante (CPP) que investigou Claudiomir de Souza, e o caso da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Por fim, Griebeler anunciou que R$ 1,6 milhão do orçamento da câmara serão devolvidos à administração, com a indicação que sejam utilizados para melhorias em estradas do interior. “Principalmente nas Linhas Catarina, Germano e São Jacó”, complementou.

Projetos na pauta

Oito projetos entraram na ordem do dia, todos aprovados por unanimidade. Em destaque, a cessão de uso de um imóvel na Avenida 1 Leste, no bairro Centro Administrativo, para uso do Rotary Club, podendo ser compartilhado com outras entidades, como Lions Club, Associação Protetora dos Animais de Teutônia (Apante) e ONG Floco Azul.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: