Oito vitórias, quatro empates e duas derrotas. 28 gols marcados e 8 gols sofridos. Esses foram os números da conquista inédita do Estudiantes na categoria titular do Regional Aslivata/Copa Certel/Sicredi. Na Arena Alviazul, o clube confirmou a vantagem adquirida no primeiro jogo e após nove anos, Lajeado volta a ter um campeão Regional.
O time lajeadense apostou em uma estratégia mais cautelosa, com a vantagem adquirida no primeiro jogo. Com isso, o Serrano conseguiu um volume maior de jogo, mas sem criar grandes oportunidades no primeiro tempo. Na melhor delas, Dartora exigiu boa defesa de Mael em cobrança de falta. A resposta do Estudiantes veio na mesma moeda: Assis evitou o gol em bola parada cobrada pelo lateral-direito Bindé.
O segundo tempo teve o equilíbrio como tônica. Os técnicos Renê do Nascimento, do Estudiantes, e Remor Bagnara, do Serrano, mexeram nos times para alterar o panorama do jogo, mas não houve predominância de nenhuma das equipes. O forte calor e o clima de decisão foram fatores determinantes para que houvesse poucas chegadas no ataque.
Com o empate em 0 a 0 a festa do Estudiantes iniciou na Arena Alviazul tomou as ruas do Bairro Conventos e se estendeu até o amanhecer. Com a conquista, a equipe entrou para o seleto grupo dos campeões da Aslivata.
Serrano fatura o troféu no aspirante
A comunidade de Jacarezinho está em festa. Após sofrer com duas enchentes em 2023, o clube de Encantado superou o Juventude, de Westfália, e conquistou pela primeira vez o título. Em 14 jogos, foram nove vitórias, cinco empates e nenhuma derrota. Marcou 25 gols e sofreu 7.
Se o placar do jogo de ida, com a vitória do time encantadense por 1 a 0, parecia ter ficado barato, os 90 minutos decisivos fizeram jus ao que o Serrano fez ao longo do campeonato. Pingo foi o personagem do jogo, ao marcar dois gols – destaque para o segundo, com um leve toque sobre o goleiro do Juventude. Ainda na etapa inicial, William marcou o terceiro, em cobrança de pênalti.
Aos 30 minutos, Wilian ainda diminuiu o placar para o time da Linha Berlim, mas não foi o suficiente para impedir o título do Serrano, pela primeira vez campeão do Regional Aslivata nos aspirantes.
São Luiz encerra o jejum no veterano
Após três vice-campeonatos, finalmente uma equipe de Venâncio Aires conquistou o título na categoria veterano. O São Luiz, da Linha Santa Emília, venceu o Canarinho, de São Bento, em Cruzeiro do Sul, pelo placar de 2 a 0 e levou o troféu para a cidade.
O jogo foi no campo do Canarinho, mas os visitantes quem tomaram a iniciativa. As primeiras chegadas do São Luiz foram em chutes de média distância. A melhor oportunidade dos donos da casa foi após um cruzamento de Márcio Borba, que o goleiro André afastou.
No segundo tempo, com a necessidade de vencer, o time de Cruzeiro começou na pressão, mas o primeiro contra-ataque do São Luiz rendeu o gol que abriu o placar. E não foi qualquer gol: após cruzamento de Andrezinho, o atacante Paulete acertou um belo voleio, sem chances ao goleiro adversário. Na reta final do jogo, Redondo fez o 2 a 0 e se isolou como artilheiro da competição, com sete gols.