Uma das principais marcas da Cooperativa Languiru, os supermercados iniciam um processo de sucessão. Após o fechamento das lojas, há cerca de dois meses, algumas negociações avançam e abrem espaço para a expansão de outras redes varejistas. Em Teutônia, a unidade Canabarro 2, próximo à fábrica da Calçados Beira-Rio, e o mercado de Poço das Antas têm novas bandeiras definidas.
O último negócio fechado foi para um dos mercados fechados no bairro Canabarro. O Super Esquinão, de Estrela, encaminhou o aluguel junto ao proprietário do espaço e projeta iniciar as operações no fim de janeiro. “Depois da virada do ano vamos acelerar o processo de reformas e adaptações na estrutura”, diz o diretor comercial da rede, Carlos Roschildt.
Serão 32 funcionários na unidade localizada na rua Salgado Filho, que terá um horário de funcionamento nos mesmos moldes das outras duas lojas, no bairro Alesgut, em Teutônia, e no bairro Boa União, em Estrela – de segunda à sábado, das 8h às 12h e das 14h às 20h30min, e nos domingos, das 8h às 12h e das 16h às 20h. A área do supermercado é de 600 m², com 30 vagas de estacionamento.
Referência na cidade
Em Poço das Antas, a falta de um supermercado com maior oferta era motivo de preocupação até entre os empreendedores locais, que relatavam não ter capacidade para absorver a demanda. A própria prefeita Vânia Brackmann mencionava em algumas oportunidades o quanto o fechamento da loja interferia na rotina da cidade de pouco mais de 2 mil habitantes.
O Mercado do Bairro, de Teutônia, assume a loja Canabarro 2. Ainda que o anúncio oficial não tenha sido feito, representantes da administração do município já confirmam a definição nas tratativas. Os moldes do negócio não foram detalhados pelos proprietários, mas as operações devem iniciar no primeiro trimestre de 2024.
Relembre
A Languiru encerrou as atividades dos dez supermercados ao longo de 2023. Em junho, as unidades do Shopping Lajeado e do bairro Alesgut, em Teutônia, foram negociadas com o Grupo Passarela, de Santa Catarina, e o Super Esquinão, respectivamente. Em setembro, foram fechadas as lojas de Estrela e Bom Retiro do Sul – a primeira retornou ao Super Esquinão e a segunda foi devolvida ao proprietário do imóvel.
No fim de outubro, após uma liquidação de estoque repentina, as lojas matriz, no bairro Languiru, as duas do bairro Canabarro, e nos municípios de Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul e Poço das Antas também fecharam as portas. O contrato de aluguel da estrutura de Cruzeiro do Sul foi encerrado, enquanto a unidade restante em Teutônia e a de Arroio do Meio seguem em negociação.