Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Nova Geração completa 58 anos de atividades ininterruptas

Considerado o semanário mais antigo do Vale do Taquari, jornal foi fundado em 13 de janeiro de 1966. Periódico guarda parte da história de Estrela e avança em projetos que fortalece o vínculo com a comunidade

Crédito: Karine Pinheiro

Fundado em 13 de janeiro de 1966, o jornal Nova Geração completa 58 anos de atuação ininterrupta neste sábado. O semanário se consolida como o periódico mais antigo em circulação no Vale do Taquari e guarda em suas páginas parte da história de Estrela e da região. Hoje, o NG também atende os municípios de Bom Retiro do Sul, Colinas, Fazenda Vilanova, Imigrante e Teutônia, e reforça o compromisso em fortalecer o vínculo com a comunidade.

Desde 2021, o Nova Geração faz parte do Grupo A Hora. O jornal que iniciou na década de 1960, com tiragem de 70 exemplares, alcança milhares de leitores semanalmente. Além da responsabilidade, Fernando Weiss, diretor Editorial e de Produtos, afirma que o semanário chegar aos 58 anos com circulação ininterrupta é motivo de orgulho para o Grupo A Hora.

“Nos cabe reforçar e reassumir o compromisso com o leitor e com a comunidade, e colocar o NG cada vez mais à disposição para ser um agente de informação concreta, coerente e verdadeira, bem como manter a circulação do periódico por longos anos. É parte da história de Estrela. O Grupo A Hora tem orgulho de fazer parte desta história e de manter este jornal atuante, que fazer a diferença para a comunidade”, reforça Weiss.

Um dos pioneiros do Nova Geração, Normélio Eckert aponta a proximidade do semanário com a comunidade desde o surgimento em 1966. “Manter quase seis décadas de circulação é feito raro e único no Vale do Taquari. Em certo momento publicamos que o NG não podia parar e as chamadas foram bem acolhidas pela população. O NG não parou”, diz.

Proximidade com a população

Entre as iniciativas para fortalecer o vínculo com a comunidade, o Nova Geração dá continuidade ao projeto Caravana Conexão. Junto às festas anuais das comunidades do interior, a equipe do NG prepara ações para interagir com a população. A iniciativa busca levar diversão, brincadeiras e sorteio de brinde do patrocinadores para o público e reforçar a atuação do semanário nas cidades de cobertura. Atividades como dança da cadeira e danças com bolinhas serão feitas ao longo da festa.

Histórico do Jornal Nova Geração
  • O Jornal Nova Geração surgiu em 13 de janeiro de 1966, como Órgão Semanal Independente da Juventude Estrelense, em tamanho ofício, com quatro páginas mimeografadas, distribuição gratuita e circulação nas quintas-feiras.
  • A primeira tiragem foi de 50 exemplares. No mesmo dia, foi feita uma segunda tiragem, de 200 exemplares.
  • Os pioneiros foram: Adonis Valdir Fauth, João Batista de Queiroz, Astor Francisco Hauschild, Rosemarie Neururer, Euds Pereira Furtado, Roque Olavo Bracht, Mário Miranda Ehlers, Paulo Renato Rücker, Paulo A. Gomes, Danilo Luís Bersch, Adilson Fauth, Normélio David Eckert, Artêmio Portz, Antônio Luís Rücker e Bernardete Eckert Fauth.
  • Em 1969, o jornal foi registrado em Cartório, assinando como presidente Adonis Valdir Fauth, seu sócio diretor-gerente.
  • A partir do nº 63, de 25 de março de 1967, com oito páginas, o jornal foi impresso na gráfica do Paladino. Em 1969, o Nova Geração mantinha uma sucursal em Lajeado.
  • O jornal era feito num espírito totalmente amador, cada qual responsável por um setor, elaborando os textos depois do expediente de suas tarefas diárias, como bancários, professores e advogados.
  • O editorial era escrito pelo grupo, assinado por “Todos Nós”, como resultado de um consenso dos redatores presentes, opinando, sobre o que de mais importante acontecia em Estrela. Políticos antigos não gostavam desta liberdade dos jovens redatores.
  • Com uma dezena de pessoas, atuando nos diversos setores da cidade, facilmente chegavam às fontes das notícias, mesmo que fosse a nível nacional, pois alguns mantinham ligação a familiares de generais importantes.
  • Oswaldo Carlos Van Leeuwen adquiriu, em 1977, a propriedade do jornal, fortemente comprometido com a população de Estrela, Colinas e Bom Retiro do Sul. Por algum tempo, circulou duas vezes por semana. Integrando a Rede Vale de Comunicação Ltda.
  • Em 2015, passou para o controle dos sócios-proprietários Carine Schwingel, Simone Wachholz e Jean Hinterholz.
  • Em 2021 foi adquirido pelo Grupo A Hora.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: