As equipes da Secretaria de Obras e Mobilidade Urbana fazem a limpeza do Arroio da Seca. Os trabalhos começaram nesta semana e estão direcionados para quatro pontos em um primeiro momento. Resíduos como galhos e lodo ficaram no curso d’água, além do acúmulo de terra no fundo do arroio.
Em 17 de novembro, a barragem localizada no bairro Daltro Filho, nas proximidades da empresa Gota Limpa, se rompeu e provocou o maior desastre natural da história do município. “Estamos fazendo esse trabalho de limpeza, para que o arroio recupere seu leito e os troncos não danifiquem as pontes localizadas ao longo do manancial”, explica o vice-prefeito e secretário de Obras Fabiano Acadroli.
O prefeito Germano Stevens destaca que são quatro pontos recuperados, também com o objetivo de oferecer mais segurança em eventuais chuvas em maior volume. “Selecionamos os locais mais críticos, com a devida licença, para reparar os estragos ocorridos. Estamos retirando o cascalho e recuperando o leito.”
Novas passagens no radar
Após os eventos climáticos de 2023, o município tem como objetivo reformar pontes e passagens destruídas. Uma das prioridades é a reconstrução da ponte na Linha Ernesto Alves, próximo ao limite com Colinas, danificada na enchente de junho, mas que foi condenada pelo setor de engenharia depois da inundação de setembro.
A previsão é começar a construção da nova passagem na primeira semana de fevereiro. A ponte será elevada em um metro e terá as colunas retiradas para evitar que árvores e galhos fiquem trancados. “Possivelmente nunca mais dará problema”, destaca o prefeito. Outro ponto com obra projetada para iniciar nos próximos dias é a passarela que liga o bairro Esperança ao centro da cidade.