Jornal Nova Geração

MEIO AMBIENTE

Projetos de educação ambiental iniciam atividades

Programas Agentes Mirins, de Estrela, e Guardiões Ambientais Mirins, de Lajeado estão com inscrições abertas

Alunos do projeto Agentes Mirins em saída de campo. (Foto: Divulgação)

Projeto Agentes Mirins, vinculado à educação ambiental e à sala Verde de Estrela está com as inscrições abertas para a turma de 2024. O programa é gratuito e exclusivo para as crianças de 10 a 12 anos matriculadas nas redes pública e privada Estrela. São disponibilizadas dez vagas. Os encontros ocorrem na terceira segunda-feira do mês, das 14h às 16h.

O transporte dos alunos até a Sala Verde, local das aulas, fica por conta de cada família. O projeto disponibilizará condução para saídas de estudo. As aulas iniciam no dia 18 de março. Para a coordenadora Luana Hermes, o projeto significa a esperança de um futuro mais sustentável. “Simboliza a harmonia entre o ser humano e a natureza, é uma forma de conscientizar as nossas crianças, suas famílias e a comunidade em geral”, reforça Luana, que é engenheira ambiental. A programação inclui visitas orientadas, exibição de filmes, conversas com profissionais e participação em eventos e palestras. Serão abordados temas como a importância da coleta seletiva do lixo, preservação ambiental e sustentabilidade

Contatos pelo telefone 3981-1044, e-mail [email protected] ou na Sala Verde, rua Pinheiro Machado, 343, 2° andar, Centro, Estrela.

LAJEADO

O projeto Guardiões Ambientais Mirins que ocorre desde 2021, em Lajeado, e que conta com o apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condemas), também está com as inscrições abertas até o dia 15 de março. O programa recebe crianças de 10 a 12 anos no contraturno escolar, matriculadas em instituição do município.

De forma gratuita, são oferecidos transporte da casa do aluno até o Jardim Botânico Lajeado (local onde as aulas ocorrem) e vice-versa , camiseta de uniforme, lanches e visitas a locais como o aterro sanitário e canil municipal. Os encontros são nas terças-feiras, das 8h30 às 11h, e nas quintas-feiras, das 13h30 às 16h.

O cadastro pode ser feito pelo site preenchendo o formulário online, por meio do WhatsApp 3982-1099 ou presencialmente, no Jardim Botânico. Neste caso, é obrigatório apresentar o documento de identificação dos pais ou responsáveis e do estudante e comprovante de matrícula.

“É uma ótima oportunidade de aproximar as crianças da natureza por meio das atividades práticas e das vivências que ocorrem durante o projeto. É um momento de sensibilização e capacitação, onde buscamos inspirar as crianças a agirem e desempenharem ações diárias em prol de um mundo mais sustentável” afirma Edith Ester Zago de Mello, coordenadora de educação ambiental de Lajeado.

“É um projeto muito gratificante para nós, pois acreditamos que a formação e o conhecimento são essenciais para que possamos agir rumo a um planeta sustentável” expressa Edith.

Alunos do projeto Agentes Mirins, de Estrela. (Foto: Divulgação)
Guardiões Ambientais Mirins, de Lajeado. (Foto: Divulgação)
Edith Ester Zago de Mello, coordenadora de educação ambiental de Lajeado. (Foto: Arquivo pessoal)
Luana Hermes, coordenadora do projeto Sala Verde (Foto: Arquivo pessoal)
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: