Com o foco na prevenção e na consequente redução do uso de medicamentos, a Unidade Básica de Saúde de Fazenda Vilanova conta com um novo serviço via Sistema Único de Saúde (SUS), a auriculoterapia. A técnica, que é semelhante à acupuntura, é oferecida à população mediante agendamento. São cerca de 25 atendimentos semanais.
A auriculoterapia consiste na aplicação de pressão em pontos específicos da orelha, para auxiliar no tratamento de problemas de saúde como osteoartrite, enxaqueca, lesões musculares e insônia, por exemplo. A terapia baseia-se na ideia de que cada parte do corpo humano está representada em pontos da orelha.
Em Fazenda Vilanova, a técnica é feita pelas enfermeiras Zilda Seben dos Anjos e Patrícia Fassini, e os agendamentos podem ser feitos diretamente na unidade de saúde. A auriculoterapia foi implantada em novembro de 2023, mas foi intensificada a partir de janeiro de 2024. As duas profissionais se revezam no atendimento aos pacientes, que já tem colhido os benefícios que esta técnica oferece.
Conforme a enfermeira Zilda, a auriculoterapia representa um grande avanço na saúde pública. “São inúmeros os benefícios que a técnica de auriculoterapia oportuniza”, ressalta.