Jornal Nova Geração

Opinião

Rodrigo Martini

Carine busca apoio de Valmor

A reviravolta gerada pela pré-candidatura a prefeito de João Braun (PP) altera rumos de outras coligações em construção. Valmor Griebeler (Republicanos), até então o pré-candidato a prefeito sustentado pelo PP, não vai concorrer a vice. Ao menos ao lado do Progressista. Entretanto, e isso já era um desejo anterior à – quase – aliança entre PP e Republicanos, a pré-candidata a prefeita Carine Schwingel (União Brasil) nunca escondeu a vontade de contar com o apoio político de Griebeler. Eles conversaram nessa semana e, a partir dessas tratativas iniciais, dialogam com os respectivos diretórios para avaliações de cenário. A definição pode ocorrer já nesta quarta-feira. E uma possível aliança entre Carine e Griebeler não seria necessariamente uma surpresa. Afinal, ele foi vice-prefeito de Rafael Mallmann (UB) durante oito anos. E vale lembrar que Griebeler foi o segundo mais votado na disputada corrida a prefeito em 2020, com 4.243 votos válidos, cerca de 1,5 mil a menos em relação a Elmar Schneider (MDB). Da mesma forma, é bom lembrar que Carine já possui um pré-acordo com o vereador Márcio Mallmann (Podemos) para a majoritária.

Reestruturação no governo Forneck

O governo de Teutônia vai sofrer diversas alterações nos próximos dias. Tudo para atender os prazos eleitorais exigidos aos futuros candidatos. Por lá, a Secretária de Educação, Fabiana Lampert, deixa o cargo e assume a Assessoria de Gabinete, cargo deixado por Sírio Castro, que assumirá como Subsecretário da Fazenda. E Andréia Luísa Luersen, a atual Subsecretária da Educação, vai assumir a Secretária de Educação. O Secretário de Obras, Viação e Transportes, Werner Wiebusch, deixa o cargo para assumir como Subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo. E o servidor Rogério Hauschild, atual Chefe de Oficina, assume a Secretaria de Obras, Viação e Transportes a partir desta segunda-feira. Além disso, a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Lídia Dhein, deixa a administração municipal para voltar a atuar pela EMATER. Em seu lugar assume o atual Subsecretário da Agricultura e Meio Ambiente, Luciano Carminatti.

Podemos + União Brasil

O Podemos de Estrela confirma a filiação do vereador Márcio Mallmann, ex-PP. O ato de filiação contou com a presença do presidente municipal do partido, Pastor José Alves, além da ex-secretária municipal e pré-candidata a prefeita, Carine Schwingel (União Brasil). Questionado sobre os nomes previstos à nominata de vereadores, Alves avisa que prefere a discrição para evitar o “olho gordo”.

Perde e ganha no PSDB Teutônia

O PSDB de Teutônia realizou evento na sexta-feira para confirmar, entre outras novidades, a filiação do vereador Hélio Brandão, que deixa o PTB após a fusão do partido com o Patriotas. Brandão está no quarto mandato e é nome forte no plenário. E se por um lado os tucanos recebem um importante reforço, por outro eles perdem uma figura tradicional no quadro de filiados. No caso, o também vereador Valdir Griebeler, que já assinou a desfiliação e ainda não definiu o próximo partido. Em tempo, Brandão conquistou 546 votos em 2020, e Griebeler atingiu 695.

Canigia (enfim) assina com o PL

O vereador Humberto Canigia , ex-Republicanos, enfim assinou filiação com o Partido Liberal (PL). O ato de filiação ocorreu na terça-feira passada e foi “abonada” pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Paparico Bachi (PL), pelo líder da bancada do PL no parlamento gaúcho, deputado estadual Rodrigo Lorenzoni, pela deputada estadual Kelly Moraes, deputado estadual Cláudio Tasch, e também pelo presidente do PL em Estrela, o Secretário da Fazenda, Felipe Diehl. A partir de agora, o PL conta com três vereadores no Legislativo e quatro secretários municipais no Executivo. Um número expressivo para uma sigla “nova”. E diante do célere crescimento, muitos apostam que o PL vai reivindicar a vaga de vice-prefeito em uma eventual coligação com o atual prefeito da cidade. E isso preocupa o PSD.

Curtas da semana:
  • Em Colinas, a relação entre o prefeito Sandro Hermann (PP) e alguns agentes do MDB já foi bem menos amistosa.
  • O PSDB de Fazenda Vilanova foi reativado e promete uma nominata de vereadores para outubro
  • Em Teutônia, Paulo Sérgio Schneider colocou o nome à disposição do PSB para disputar cargo à majoritária em outubro.
  • Filiada ao PP de Teutônia, Mareli Vogel participou do evento do PSDB local na sexta-feira passada. A presença dela chama a atenção, afinal o PP tende a apoiar o pré-candidato a prefeito Renato Altmann (PSD), um histórico adversário de Jonatan Brönstrup (PSDB). Questionada sobre o evento, Mareli afirma que levou em conta a conexão entre PP e PSDB em âmbito estadual. E também citou o fato de atuar ao lado de Jonatan na Casa Civil.
  • Mareli Vogel também fala sobre o apoio do PP a Renato Altmann (PSD). “Foi feita apenas uma consulta ao diretório. Não houve decisão em convenção. Este posicionamento não é unânime na executiva e no grupo partidário do Progressista”, sustenta a ex-vereadora.
  • O governo de Estrela nomeou Lauren Machado Moreira como Coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
  • Também em Estrela, os Cargos Comissionados foram “convidados” a auxiliar na compra e doação de cestas básicas para entrega durante o show do Padre Alessandro Campos.
  • Em Bom Retiro do Sul, o vice-prefeito Éder Ciceri é pré-candidato a prefeito pelo Republicanos. Ele é o presidente municipal do partido e garante que a sigla está aberta às coligações. Já o PSB realiza encontro nesta quinta-feira para confirmar Celso Pazuch como pré-candidato a prefeito.
  • Em diversas cidades da região, alguns partidos evitam divulgar pré-candidatos a vereador. Segundo os líderes, os nomes passam a ser aliciados pelos representantes dos governos municipais.

Leia mais colunas:

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.