Diferente do caminho usual para a maioria dos técnicos de futebol, David Junior da Silva, 33, começa a despontar na carreira no futebol feminino. Natural de Estrela, ele comanda as equipes Sub-17 e Sub-20 do Internacional. Ele teve a oportunidade de treinar de forma interina a equipe principal das Gurias Coloradas.
O ano do Inter no futebol feminino não começou como se esperava. Ainda em março, o clube demitiu o técnico Breno Basso pouco menos de quatro meses após tê-lo contratado. Para seu lugar, anunciou Jorge Barcellos. Entre a saída de um comandante e a chegada de outro, havia um importante jogo, contra o Corinthians, potência da modalidade, fora de casa pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
Coube a David comandar a equipe. “A experiência de treinar a equipe principal mesmo de forma interina foi muito legal, minha estreia foi contra a equipe que é a atual campeã brasileira e da Libertadores com um projeto sólido de vários anos, Fizemos uma boa leitura do jogo, conseguimos manter o placar de 1 a 0 até os 38 minutos do segundo tempo, quando levamos o segundo gol”, destaca. A partida acabou 3 a 0 para o Corinthians, que mantém um retrospecto de 22 vitórias seguidas em casa.
Mesmo que o placar tenha sido adverso, o técnico reserva a partida com carinho em uma carreira que recém começou e tem muito a crescer. Ele chegou ao Inter após se destacar comandando a equipe feminina de Estrela, em 2017. “Começamos com o projeto do futebol feminino em Estrela, onde tive a possibilidade de mostrar meu trabalho junto às atletas em maioria do Vale do Taquari. No ano seguinte, após conquistar o título gaúcho Sub-15 e sermos campões do interior recebi o convite do Internacional para comandar as categorias de base do clube”, fala sobre a ascensão na carreira.
Satisfação em trabalhar no Inter
Oito anos depois de começar em Estrela, onde é morador do Bairro Boa União, David destaca a satisfação em trabalhar em um gigante do futebol masculino e também feminino. “É muito bom trabalhar em um clube que valoriza tanto o futebol feminino, conseguimos conquistar muitas coisas neste período, mas o principal é revelar muitas atletas para a equipe profissional e seleções brasileiras, já foram mais de 30 atletas convocadas nesse período, tanto de base como principal.”
Pelo Inter, David conquistou quatro títulos brasileiros (Sub-14, 16, 17 e 20), uma Copa Libertadores Sub-16, e um Mundial Escolar Sub-15, além de ser campeão estadual em cinco oportunidades.
Falta de apoio
Experiente na modalidade, ao mesmo tempo em que comemora a ascensão na carreira e o forte investimento no Inter, nota a falta de apoio no Vale do Taquari. “Na nossa região, temos poucos projetos, escolinhas que tenham apoio, estrutura e condições para oportunizar meninas”, avalia.
Para o futuro, espera ver muitas atletas do Vale em clubes profissionais. “Temos muitos bons valores, já tivemos atletas da região sendo convocadas para Seleção Brasileira, goleadoras do Gauchão, e vários destaques, mas o apoio sempre é pequeno. Quem sabe no futuro isso possa mudar.”