Em Arroio do Ouro, no interior de Estrela, outro relato comovente é de Regina Mallmann, uma das proprietárias da Brinquedos Piá. Ela foi resgatada pela Defesa Civil junto a mais 19 pessoas, e cruzou a eclusa de lancha para chegar a Bom Retiro do Sul.
Regina conta que quando a água começou a subir, a família ficou atenta às informações divulgadas na rádio. Quando ouviram sobre a possibilidade das águas subirem ainda mais e talvez chegarem à cota 40, como foi divulgado pelo vice-governador do Estado, Gabriel Souza, se desesperam.
A estrelense relata que nas proximidades da residência da família, parou uma lancha presa às árvores, que tinha gasolina e a chave dentro. “Meu filho nunca tinha andado em uma lancha, ele foi até lá buscar, subiu e veio faceiro dizendo que era a nossa salvação”.
O filho então usou a embarcação para buscar familiares na vizinhança e levar para a casa de Regina. Lá, no segundo andar, 20 pessoas foram resgatadas pela Defesa Civil de Bom Retiro do Sul.
“O resgate aqui foi difícil porque ninguém acreditava que vinha o rio dessa forma, carregando tudo”. A moradora conta que quando a água baixou, a família voltou à residência em Arroio do Ouro. Ela e o marido de mãos dadas, enquanto os filhos iam à frente. “Deixamos o carro no asfalto e viemos caminhando, vendo essa destruição. Vim chorando até aqui”.
A casa de Regina permaneceu de pé, enquanto a de muitos amigos foi totalmente destruída. Agora estão no processo de limpeza, recebendo ajuda de muitos voluntários.
Mesmo assim, não sabem se vão voltar a morar na localidade. Por enquanto, residem com outros familiares em uma casa alugada na Linha Glória, para onde levam móveis ou pertences que ainda conseguiram salvar depois da cheia.