Os setores comercial, industrial e de serviços somam cerca de R$ 400 milhões em prejuízos em decorrência das cheias. Diante dos desafi os em retomar o funcionamento, diversos empreendimentos reabriram as portas durante a semana. Somente na Coronel Mussnich, dezenas de espaços foram destruídos. Lojas em outros bairros também foram afetadas.
Como forma de impulsionar o setor, a Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) prorrogou os prazos de campanhas promocionais para incentivar a compra em empresas de Estrela. Além disso, o presidente Claus Wallauer destaca a parceria com a Cooperativa Sicredi Ouro Branco para linhas de crédito relacionadas à enchente.
“Associados da Cacis conseguem buscar linhas específi cas com prazos de 72 meses para pagar, com até seis meses de carência”, explica Wallauer. Segundo ele, mais 60 empresas associadas à câmara foram diretamente afetadas pelas enchentes do mês de maio. Outra iniciativa viabilizada é a parceria com associações comerciais de Santa Catarina, para que possam auxiliar diretamente os empreendimentos em Estrela.